TRE participa do 1º Encontro Nacional dos Comitês Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua

O evento contou com a apresentação de vários painéis com a temática das pessoas em situação de rua

Foto da Ministra Carmen Lucia com Cassiana

Nesta sexta-feira (27), a Diretora-Geral do TRE, Cassiana Lopes Viana, representando o presidente do Tribunal, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, participou do 1º Encontro Nacional de Comitês Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua. A palestra de conclusão do evento foi proferida pela ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, com o tema “O Judiciário como garantidor dos Direitos das Pessoas em situação de rua e suas Interseccionalidades”.

O encontro teve por objetivo apresentar e discutir as boas práticas realizadas pelos Tribunais do país, voltadas para atenção às pessoas em situação de rua, visando garantir a eficácia do acesso dessa parcela da população à Justiça e a seus direitos, de forma célere e simplificada. A iniciativa atende às recomendações da Resolução 425/2021, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e sua Interseccionalidades.

Mesa do Encontro de Comitês Judiciais, composta pela Cassiana, representante do TRE-MG

Em sua fala a Ministra destacou “que os órgãos públicos têm o dever de se voltarem para essa população, com objetivo de possibilitar o acesso a seus direitos, para que a prestação de serviços públicos se faça de maneira coerente com o que a lei estabelece de resguardo dos direitos fundamentais de todos. O princípio da dignidade humana deve garantir o mínimo existencial, moradia, alimentação, educação e saúde. Está na Constituição Federal de 1988 e cumprir a Constituição é um dever de humanidade para garantir o mínimo de dignidade”.

Fotos dos participantes do 1º Encontro Nacional dos Comitês Judiciais

Além da diretora-geral, participaram do evento o coordenador da Ouvidoria do TRE, Flávio Caixeta, a assessora administrativa das zonas eleitorais, Viviane Capanema e a servidora da Ouvidoria Daniela Morishita.

O evento contou com a participação de diversos órgãos públicos, entidades privadas e organizações sociais, além de autoridades.

 

Siga-nos no X (antigo Twitter) e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido