TRE apoia SESI de Belo Horizonte em eleições simuladas com urnas eletrônicas

Alunos do ensino médio aprenderam, na prática, lições de cidadania e democracia

Equipe do TRE

Nesta quinta-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em apoio à iniciativa do SESI ESNASP, participou da votação simulada para as eleições municipais, com a utilização de urnas eletrônicas. Amanhã, sexta-feira (10), o evento será no SESI/SENAI Horto.

As ações fazem parte de um projeto educativo desenvolvido pelo SESI, o qual visa a atender a disciplina “Democracia em Debate”, trazida pelo novo ensino médio. O objetivo é ensinar aos alunos, futuros eleitores, como funciona a Justiça Eleitoral no Brasil, demonstrar a segurança das urnas eletrônicas e sua importância para o processo democrático, além de demonstrar, na prática, todo o processo eleitoral.

Alunas simulando mesários

Desde o mês de outubro, o TRE, através da Escola Judiciária Eleitoral – EJE e da 31ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, vem apoiando o projeto pensado pela professora Taina Camila Resende.

Palestras sobre o processo eleitoral, treinamento de mesários e membros de junta apuradora, confecção de todo o material necessário para a votação, bem como o acompanhamento dos trabalhos que foram desenvolvidos pelos alunos, desde a preparação das seções eleitorais, até a apuração dos votos, tudo foi viabilizado pela equipe da Justiça Eleitoral.

O trabalho em parceria com a Justiça Eleitoral, somente terminará no dia 22 de novembro, quando ocorrerá a diplomação dos candidatos eleitos em cerimônia no auditório do TRE.

Aluna SESI votando

Ao parabenizar a equipe da Justiça Eleitoral envolvida no projeto, Shirley Ribeiro, diretora do SESI ESNASP, ressaltou a felicidade que os alunos demonstraram em participar de todo o processo eleitoral. Segundo a diretora, a votação de hoje foi o fechamento de um trabalho desenvolvido durante todo esse ano. “Estamos positivamente surpreendidos com o profissionalismo demonstrado pela equipe do TRE, fazendo com que uma eleição simulada se tornasse real para nossos alunos. Eles acharam o máximo”, disse.

 

Siga-nos no X (antigo Twitter) e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido