Desembargador Octavio Boccalini é eleito novo presidente do Coptrel

Eleição ocorreu durante 83º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel), realizado no TRE de Pernambuco

Foto principal do COPTREL

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini (foto abaixo), foi eleito, na tarde desta sexta-feira (24), o novo presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). É a primeira vez que um dirigente do regional mineiro irá presidir a entidade. 

Foto do presidente eleito no 84ª COPTREL

A eleição ocorreu durante a 83ª Assembleia, realizada no Tribunal Eleitoral de Pernambuco. A nova direção do Coptrel contará ainda com o desembargador Raimundo Nonato, do TRE-CE, eleito vice-presidente (à esquerda na foto), e com a desembargadora do TRE-MT, Maria Aparecida Ribeiro (de branco na foto), que assumirá o cargo de secretária do órgão.   

Foto com a nova direção COPTREL

Presidentes de 23 TREs participaram da votação, tendo sido o desembargador Octavio Boccalini eleito por aclamação. Ressaltando a importância do trabalho realizado pelo Coptrel, enfatizou que as deliberações e articulações estratégicas que são realizadas durante os encontros fazem toda a diferença para o sucesso das eleições. “Precisamos trabalhar de forma incansável pelos princípios democráticos e unirmos esforços para evitar a divulgação de atos contrários à nossa Justiça Eleitoral. Vamos, como muito trabalho conjunto, o que já é marca da Justiça Eleitoral, promover um trabalho irretocável”, disse o presidente eleito. 

Foto da reunião com os integrantes do 84ª COPTREL

O próximo Coptrel acontecerá em Minas Gerais, entre os dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2024. 

Perfil do eleito 

Nascido em 1960 na capital do estado de São Paulo, Octavio Boccalini é graduado em Direito pela Universidade Católica de Direito de Santos/SP – Unisantos, ano de 1984. Desde 1993, integra a magistratura mineira, já tendo passado pelas comarcas de Silvianópolis, Espinosa, Monte Azul, João Pinheiro, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, Itajubá e Belo Horizonte. Em 2014, foi promovido a desembargador no TJMG. 

O desembargador integrou a Justiça Eleitoral mineira em outras oportunidades. De 2007 a 2009, foi juiz eleitoral na capital e nas eleições de 2008 presidiu a Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral de Belo Horizonte. Na Corte Eleitoral mineira, foi substituto nas classes de juiz de direito de 2009 a 2013, e de desembargador de 2020 a 2022. 

De junho de 2022 a junho de 2023, ocupou o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal, quando então, em 15 de junho de 2023, tomou posse como presidente do regional mineiro, cargo que ocupará até junho de 2024. 

Sobre o Coptrel 

O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral, desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. Ao final de cada encontro, são divulgadas a ata e uma carta com proposições para melhorar a atuação dos órgãos. 

 

Siga-nos no X (antigo Twitter) no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido