Modelo do TRE de segurança nas eleições é elogiado pelo TSE

Equipe do Tribunal apresentou ao ministro Alexandre de Moraes a estrutura e atuação do Gabinete Institucional de Segurança

Des. Paulo Tamburini, Ministro Alexandre de Moraes, des. Maurício Soares e Glória Araújo.

Nesta quarta-feira (29), o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, recebeu representantes do TRE-MG para uma conversa sobre segurança nas eleições. O ministro quis conhecer em detalhes a atuação do Gabinete Institucional de Segurança (GIS), grupo que o TRE cria em todas as eleições desde 2008, para cuidar do planejamento, padronização e supervisão de ações de segurança em todo o estado durante o período eleitoral.

Em 2022, o GIS foi integrado pelas seguintes instituições: TRE, Ministério Público Eleitoral, Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Agência Brasileira de Inteligência e Exército. Somando-se toda a equipe disponível das forças de segurança, foram aproximadamente 50.000 policiais trabalhando para garantir um ambiente seguro e tranquilo para a atuação da Justiça Eleitoral e o exercício do voto de todos os cidadãos e cidadãs.

Os desembargadores Maurício Soares, presidente do TRE; Paulo Tamburini, que coordenou o GIS nas Eleições 2022; e a diretora-geral do Tribunal, Glória Araújo, explicaram sobre os convênios firmados com as instituições que integraram o Gabinete nas últimas eleições gerais. Falaram, ainda, sobre as reuniões de planejamento e estratégias usadas para detectar pontos sensíveis, prevenir incidentes e tratar eventuais ocorrências relacionadas ao pleito.

O presidente do TRE sugeriu a realização de um diagnóstico nacional para detectar os pontos mais relevantes para a segurança dos próximos pleitos e elaborar fluxos de trabalho e planos de ação. O ministro Alexandre de Moraes reconheceu a importância desse diagnóstico.

O presidente do TSE também elogiou a atuação conjunta com as forças de segurança e principalmente a assertividade na parceria com a Polícia Militar, em razão da capilaridade. Por fim, ressaltou que “O TRE-MG se preparou para o cenário mais difícil e as ações preventivas levaram a um dia de votação tranquilo”.

Des. Paulo Tamburini, ministro Alexandre de Moraes, des. Maurício Soares 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido