Ministro Alexandre de Moraes defende a integração entre instituições para garantir a segurança nas eleições

Presidente do TSE falou durante a abertura do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições, em Belo Horizonte

Ministro Alexandre de Moraes de pé durante palestra. Em primeiro plano, pessoas sentadas na plat...

Começou nesta sexta-feira (2), em Belo Horizonte, o Encontro Nacional de Segurança nas Eleições. O evento tem como objetivo promover a troca de experiências sobre a segurança nas Eleições 2022, analisar informações registradas no 1º e 2º turnos e elaborar um banco de boas práticas sobre o tema.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, abriu o encontro com uma palestra em que refletiu sobre a importância da integração entre a Justiça Eleitoral e as diversas forças de segurança. “Não há órgão mais importante que o outro. Cada um tem a sua expertise. E, ao somá-las, nós conseguimos dar segurança à população. Garantir que o eleitor pudesse votar tranquilamente e as eleições serem apuradas normalmente”, disse.

Ele voltou a elogiar o modelo do TRE de Minas Gerais, que todos os anos, desde 2008, reúne as forças de segurança do estado no Gabinete Institucional de Segurança, para planejar e executar de forma padronizada as ações de segurança durante o processo eleitoral. E falou também sobre os esforços do TSE, lembrando que conduziu reuniões com os comandantes da Polícia Militar e delegados-chefe da Polícia Civil de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O ministro afirmou que “Ninguém faz nada sozinho. O segredo do sucesso das Eleições 2022 foi essa parceria entre instituições”.

Ministro Alexandre de Moraes

O presidente do TSE também fez questão de mencionar a complexidade de organizar eleições em um país grande como o Brasil, e elogiou a dedicação das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral em todo o país. O ministro enfatizou que “O eleitor não faz ideia de que ao apertar a tecla Confirma, milhares de pessoas estão sem dormir há um bom tempo para que aquilo acontecesse”.

Ao falar sobre a iniciativa do TRE-MG de reunir representantes dos Regionais e forças de segurança de todo o Brasil, Alexandre de Moraes ressaltou que cada TRE tem algo a somar, por isso é importante a troca de informações. Ele disse que “Precisamos formalizar tudo que foi feito no ano passado, deixar já colocado para as próximas eleições o que deu certo e o que nós precisamos melhorar”.

O ministro falou, ainda, sobre a expectativa de que os próximos pleitos sejam mais tranquilos: “Espero que não tenhamos nunca mais eleições tão polarizadas e com tanto ódio. Adversário político não é inimigo que precisa ser abatido”.

Ao finalizar sua apresentação, Alexandre de Moraes afirmou que o TSE e os TREs vão sempre se dedicar de forma incansável à organização das eleições. “Não podemos baixar a guarda. Precisamos garantir a todas as eleitoras e eleitores que a Justiça Eleitoral, com todos os seus parceiros, vai garantir eleições seguras, liberdade na escolha e apuração rápida e confiável”.

Após a fala do ministro, o delegado de Polícia Federal Disney Rossetti (foto abaixo), secretário de Polícia Judicial do TSE, fez uma apresentação em que compartilhou um pouco da experiência vivenciada no período eleitoral, sob a ótica da segurança institucional. E detalhou alguns dados e informações sobre as ações de segurança das Eleições 2022.

Disney Rossetti durante palestra

O desembargador Maurício Soares, presidente do TRE-MG, agradeceu ao ministro Alexandre de Moraes pela presença e pela firmeza na condução das Eleições 2022. E fez um agradecimento especial às servidoras e servidores, destacando que é a dedicação e competência deles é o que leva efetivamente o Tribunal adiante.

A solenidade de abertura do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições foi transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube.

Protocolos

No início da solenidade, foram firmados dois protocolos de intenção voltados para capacitações na área de segurança. Um entre o TRE-MG, Polícia Militar de Minas Gerais e Escola Nacional da Magistratura, para capacitação permanente de policiais militares voltada à segurança das eleições. E um com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para a capacitação de mesários e outros trabalhadores a serviço do TRE-MG em ações voltadas à proteção e segurança dos eleitores durante as eleições.

O evento

O Encontro Nacional de Segurança nas Eleições reúne representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais e forças de segurança de todo o Brasil. Na tarde desta sexta (2), eles estão reunidos em oficinas para discutir os desafios encontrados e ações executadas nas Eleições 2022. Na manhã de sábado (3), serão apresentadas as conclusões dessa troca de experiências e sugestões para a continuação das discussões e ações sobre segurança nas eleições.

Pessoas sentadas ao redor de uma mesa nas oficinas do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições.

 

Confira outras fotos no Flickr:

- solenidade de abertura

- oficinas

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido