Corregedor do TRE mineiro é condecorado em Curvelo

Desembargador Ramom Tácio recebeu a “Medalha Desembargador Hélio Costa”

Foto da entrega da medalha para o corregedor do TREMG

O desembargador Ramom Tácio de Oliveira, vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE, foi condecorado com a Medalha Desembargador Hélio Costa, honraria concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A indicação para a comenda foi feita pela Comarca de Curvelo. O evento foi realizado nesta sexta-feira (1º), no Fórum “Dr. Newton Gabriel Diniz", naquele município. 

Ao saudar o homenageado, o juiz Manoel Jorge de Matos Júnior destacou a trajetória jurídica do desembargador Ramom Tácio, que sempre honrou a magistratura mineira. Disse, mais, que "V. Exa. é nossa estrela guia, na vida jurídica e na vida pessoal. Parabéns pela merecida medalha."

Em seu pronunciamento, o desembargador Ramom Tácio agradeceu a homenagem, afirmando que "essa comenda é um dos títulos mais representativos que ganhei na vida, porque recebo na cidade em que me construí: minha querida Curvelo."

Estiveram presentes ao evento diversas autoridades, entre elas o promotor de justiça Marcelo Leite Pereira; a defensora pública Ana Flávia de Sousa; o representante da prefeitura Leonardo de Ávila; o advogado Hugo Gonçalves, presidente da 10ª subseção da OAB-MG; e a juíza Andreia Márcia Marinho de Oliveira

Compareceram ainda os integrantes da Corte eleitoral mineira Patricia Henriques e Marcos Capanema de Almeida, o juiz auxiliar da Corregedoria eleitoral, Marcelo Trigueiro, e a secretária da Corregedoria do TRE, Maria Sandra.

O presidente do TRE, desembargador Octavio Boccalini, enviou mensagem ao homenageado, destacando a brilhante carreira jurídica do desembargador Ramom Tácio.

Perfil do homenageado 

O desembargador Ramom Tácio é natural de Felixlândia (MG). Graduado em direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas, possui mestrado em Direito Público pela Universidade de Franca e doutorado, também em Direito Público, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Foi delegado de polícia e promotor de justiça. Como juiz de direito atuou nas Comarcas de Campo Belo, Candeias, Frutal, Itaúna e Belo Horizonte. Foi diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (EJE-MG), de junho de 2016 a junho de 2017. 

Medalha 

A medalha, instituída pela Resolução do TJMG nº 296/1995, é entregue bienalmente às pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça em Minas Gerais. Homenageia o desembargador Hélio Costa, por seu desempenho na magistratura, na qual exerceu os cargos de corregedor-geral de justiça e presidente do TJMG. 

Sua primeira entrega ocorreu em 1996, tendo como objetivo estabelecer uma aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade. A escolha dos agraciados é feita por uma Comissão presidida pelo Juiz Diretor do Foro da Comarca, um Promotor da Comarca, o prefeito, presidente da Câmara Municipal e um representante local da OAB. 

 

Siga-nos no Instagram e no X (antigo Twitter)

Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido