Minas Gerais teve votação tranquila no 2º turno

O índice de comparecimento às urnas foi de 79,01%, menos de 1% das urnas foram substituídas

Um casal de idosos e uma mesária jovem na entrada de uma seção eleitoral. Dentro da sala, eleito...

Eleitoras e eleitores mineiros foram com tranquilidade aos locais de votação neste domingo (30), para o 2º turno das Eleições 2022. O índice de comparecimento foi de 79,01%, com um total de 12.866.284 pessoas registrando o voto para presidente da República.

A Polícia Militar registrou 247 ocorrências, com 77 pessoas conduzidas, incluindo um adolescente de 14 anos. Não houve nenhum fato grave.

Em todo o estado, 388 urnas foram substituídas, em 198 municípios, o que representa 0,78% do total de urnas utilizadas nas seções eleitorais. Todas as substituições foram por outras urnas eletrônicas, não houve votação manual em nenhum município.

O Disque-Eleitor atendeu 3.831 ligações ao longo do dia. As dúvidas mais frequentes eram relacionadas à consulta de local de votação e situação eleitoral. A Ouvidoria registrou 66 demandas, com mais questionamentos sobre conduta de mesários, fila para votar e transporte de eleitores.

A totalização dos votos de Minas Gerais foi encerrada às 21h43'22’’.

Em pronunciamento à imprensa no Centro de Divulgação das Eleições, em Belo Horizonte, o presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, ressaltou todo o planejamento e dedicação do Tribunal, iniciado há mais de um ano, para que fosse possível permitir o voto de todos e entregar o resultado do pleito. Ele disse esperar que “a sociedade reconheça todo o esforço da Justiça Eleitoral em prol da democracia”.

O desembargador também agradeceu a parceria com as instituições que integraram o Gabinete Institucional e deram um apoio muito importante para as eleições deste ano em Minas Gerais. E ressaltou a atuação de todas as servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, magistradas e magistrados da Justiça Eleitoral; mesárias, mesários e profissionais de apoio. “A eleição é uma realização de muitos, que só se concretiza com o respeito à vontade do eleitor. Somos muitos e chegamos a todas as seções eleitorais com o propósito de garantir o sagrado direito ao voto e eleições íntegras, seguras e transparentes”, finalizou.

Confira a íntegra do pronunciamento do desembargador Maurício Soares.

Teste de integridade

Em Minas Gerais, 33 urnas foram submetidas ao teste de integridade, que verifica a confiabilidade dos resultados da votação nas urnas eletrônicas. Votos registrados em cédulas de papel são replicados nas urnas eletrônicas. Ao final do dia, a apuração dos votos manuais é comparada com o boletim de urna dos equipamentos eletrônicos.

O processo é filmado na íntegra. Dois ambientes do teste de integridade, onde estavam 27 urnas, tiveram o procedimento transmitido ao vivo no canal do TRE no YouTube.

- CREA

- Anexo TRE

No Colégio Loyola, seis urnas foram submetidas a um projeto piloto do teste de integridade que usa a biometria de eleitoras e eleitores na liberação da urna para digitar os votos. Entre os 2.477 eleitores das seis seções eleitorais envolvidas na auditoria, 310 pessoas (12,52%) que votaram participaram da iniciativa.

Nos três ambientes, o teste de integridade foi concluído com sucesso.

Outras dez urnas foram submetidas ao teste de autenticidade, que é realizado nas seções eleitorais, antes da emissão da zerézima. Nessa auditoria, é emitido um relatório contendo os hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados na urna. Essas informações podem ser conferidas com as que estão disponíveis no site do TSE, para checagem se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais.

Justificativa

Eleitoras e eleitores que têm o voto obrigatório mas não puderam comparecer às urnas no 2º turno precisam justificar a ausência. O prazo vai até o dia 9 de janeiro de 2023.

A justificativa pode ser feita a partir desta segunda (31), pelo aplicativo e-Título, sistema Justifica ou presencialmente em um cartório eleitoral.

Saiba mais sobre a justificativa nas Eleições 2022.

1/ Galeria de imagens
 

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido