Campanha Eleições Sustentáveis bate recorde de recebimento de materiais

Cooperativas e associações receberam mais de 55 toneladas de materiais recicláveis

Banner retangular com fundo imitando papel reciclado, a inscrição eleições sustentáveis 2022 e o...

O sucesso da campanha Eleições Sustentáveis, realizada pelo TRE-MG, pode ser medido pela arrecadação recorde de 55 toneladas de materiais utilizados na propaganda eleitoral em 2022. Bandeiras, folhetos, santinhos e outros materiais que seriam descartados pelos partidos, coligações, federações, candidatas e candidatos foram entregues a associações e cooperativas de reciclagem parceiras do Tribunal em 44 municípios.

Foto de fardo de material de papel encaminhado para reciclagem

O TRE também encaminhou materiais de propaganda irregular apreendidos e não reavidos pelos interessados no prazo determinado pela Justiça Eleitoral. A campanha compreendeu todo o período eleitoral, e 191 cooperativas e associações estavam cadastradas para receber os materiais.

Campanha Eleições Sustentáveis

A realização da campanha a cada eleição busca uma maior conscientização da importância de gestão e descarte correto dos materiais utilizados nas campanhas eleitorais. O resultado tem sido cada vez mais positivo, gerando um aumento no recolhimento dos materiais e a consequente diminuição dos impactos da poluição com a destinação sustentável desses resíduos.

Nas duas edições anteriores da campanha, foram arrecadadas mais de 11 toneladas de materiais em 2018, em dez municípios; e em torno de 28 toneladas em 2020, em 21 municípios mineiros.

Além de promover a sustentabilidade, outro ponto importante da ação é a valorização do trabalho realizado pelas pessoas que integram essas cooperativas e associações de reciclagem. 

Reconhecimento

A campanha Eleições Sustentáveis conquistou o 3º lugar na 9ª edição do Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, na categoria Gestão de Resíduos. A premiação é organizada pela Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, um programa do Ministério do Meio Ambiente, e tem o objetivo de reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e entidades do setor público que contribuem para a sustentabilidade ambiental das atividades públicas. O resultado foi anunciado nesta terça-feira (29).

 

Conheça mais sobre a Campanha Eleições Sustentáveis 2022 e o Resultado Final com os quantitativos de materiais recebidos, por município.

 

*Texto atualizado em 16/12/2022.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido