Assembleia Legislativa homenageia Justiça Eleitoral e TRE-MG

ALMG promoveu reunião especial em homenagem aos 90 anos de criação da Justiça Eleitoral

Foto mostra algumas quatro homens em uma mesa e, em primeiro plano, algumas pessoas sentadas no ...

Nessa quinta-feira (9), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu uma reunião especial em homenagem aos 90 anos da Justiça Eleitoral, criada pelo Código Eleitoral promulgado em 24 de fevereiro de 1932. O evento aconteceu no Plenário da ALMG e foi transmitido ao vivo no YouTube e pela TV Assembleia.

Representando a Presidência da ALMG, o deputado Sávio Souza Cruz (MDB) destacou que a instalação da Justiça Eleitoral veio como resposta a eleições historicamente marcadas por fraudes e outros crimes eleitorais, na tentativa de moralizar o processo. O parlamentar lembrou ainda que, com a Constituição de 1988, a Justiça Eleitoral avançou no aprimoramento do sistema, com a instituição do voto informatizado, na década de 1990. “São nove décadas de conquistas, que incluem o voto direto, o voto secreto e universal, o voto da mulher e a informatização do processo eleitoral”, celebrou.

Ele completou que, hoje, o país dispõe de urnas eletrônicas, que propiciam transparência, segurança e agilidade às eleições. Apesar desse avanço, lamentou que “uma minoria feroz, sem embasamento fático, ainda insiste em frustradas tentativas de imputar descrédito a esse processo de reconhecida legitimidade”.

O juiz da Corte Marcelo Salgado representou o TRE na reunião. Em seu pronunciamento, ele agradeceu a todos os parlamentares, especialmente ao presidente da Assembleia, Agostinho Patrus, pela homenagem. E lembrou que “Em Minas Gerais, são 304 zonas, 310 juízas e juízes, quase 2 mil servidoras e servidores que trabalham incansavelmente na preparação das eleições”.

Marcelo Salgado realçou que todas as conquistas aos longos desses 90 anos de história não teriam sido obtidas se não fosse o trabalho incansável de juízes e servidores, e, ainda, a confiança dos candidatos, dos eleitores e dos partidos políticos.

“São 90 anos de segurança, transparência, inovação e parceria com as demais instituições democráticas do Brasil. O TRE mineiro e a Justiça Eleitoral se orgulham de cumprir esse papel em prol da democracia”, declarou.

Placa

Sávio Souza Cruz (à direita na foto), acompanhado do deputado Antonio Carlos Arantes (PL, à esquerda na foto), entregou uma placa alusiva à homenagem ao juiz da Corte Eleitoral Marcelo Salgado (centro).

Deputado Antônio Carlos Arantes, juiz Marcelo Salgado e deputado Sávio Souza Cruz.

Os dizeres da placa destacam que a democracia se constitui e se fortalece com eleições justas, igualitárias, periódicas e livres. “Ao comemorarmos nove décadas dessas instituições, ressaltamos sua importância para a garantia do direito pleno ao voto e para a legitimidade do processo eleitoral, com respeito à soberania popular e à cidadania”, estampou.

Também estavam presentes na reunião especial o integrante da Corte Marcos Capanema; o diretor-geral do TRE, Maurício Melo; a coordenadora de Gestão Estratégica, Ana Márcia Passarini; a coordenadora de Gestão da Informação, Giulia Oliveira; e a chefe da Seção de Memória Eleitoral, Berenice Sobral.

Confira outras fotos no Flickr .

*Com informações da ALMG.

**Fotos: Ricardo Barbosa/ALMG.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido