Projetos do TRE são reconhecidos como exemplos de inovação

Três iniciativas do Tribunal foram selecionadas para compor o portfólio de projetos da Semana de Inovação 2022

Fundo em tons de azul com elementos gráficos em vermelho e amarelo. No alto, centralizado, está ...

O TRE-MG teve três projetos selecionados entre as iniciativas que integrarão o portfólio de projetos da Semana de Inovação 2022. O evento, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), tem o objetivo de promover debates e troca de experiências sobre o uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro.

As iniciativas do regional mineiro selecionadas são:

Eleições Sustentáveis – campanha realizada nas Eleições 2018 e 2020 para incentivar candidatas, candidatos e partidos políticos a destinarem sobras de material de campanha para cooperativas de reciclagem, com o intuito de viabilizar a destinação ambientalmente correta às sobras de material de propaganda eleitoral. Em 2018, foram arrecadas 11 toneladas de material. Em 2020, 28 toneladas. A campanha Eleições Sustentáveis será realizada novamente em 2022.

Painéis Gerenciais - criados para permitir a análise de dados relevantes do Tribunal, a fim de possibilitar a tomada de melhores decisões pela alta gestão e gestores de zonas eleitorais e unidades administrativas. Os painéis ficam disponíveis na intranet do Tribunal, em um repositório denominado TRE-MG em Números, contando atualmente com seis aplicações: Acompanhamento de atividades; Comissões, comitês e grupos de trabalho; Eleições; Fechamento do Cadastro 2022; Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. Além disso, prezando pela transparência e prestação de informações aos cidadãos, quatro dos seis painéis estão disponíveis também no site do TRE-MG, na aba de Transparência e prestação de contas/Estatística, para toda a sociedade. Por conterem dados de gestão interna, os painéis de Acompanhamento de atividades e Fechamento do Cadastro 2022 estão publicados apenas na intranet.

Eleições parametrizadas em aldeias Maxakali – iniciativa da 4ª Zona Eleitoral e da Escola Judiciária Eleitoral para treinamento de eleitores das aldeias indígenas da etnia Maxakali nos municípios de Bertópolis e Santa Helena de Minas. Foi desenvolvido um sistema de votação com o uso de elementos da cultura Maxakali para representar os candidatos e partidos e informações apresentadas na língua Maxakali. O objetivo do treinamento era familiarizar as comunidades com o uso da urna eletrônica e o exercício do voto informatizado, além da compreensão do processo eleitoral, inclusão dos povos indígenas e educação sobre cidadania política.

Semana de Inovação

A oitava edição da Semana de Inovação será realizada entre os dias 8 e 10 de agosto e terá atividades presenciais em Brasília, Recife e Rio de Janeiro. Também haverá uma programação on-line, com palestras e debates sobre diferentes temas.

As iniciativas do TRE-MG e outros 71 projetos de diferentes instituições de todo o Brasil serão apresentados por meio de vídeos no canal da ENAP no YouTube, a partir de outubro.

Saiba mais sobre a Semana de Inovação 2022.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido