TRE e PM assinam convênio para segurança do armazenamento e transporte de urnas eletrônicas

Polícia Militar vai ampliar o monitoramento dos ambientes onde as urnas ficam guardadas e fazer a escolta no transporte dos equipamentos

Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, desembargador Maurício Soares e juiz Paulo Tamburini.

Nesta segunda (8), em solenidade na Cidade Administrativa, o TRE-MG e a Polícia Militar de Minas Gerais assinaram um termo de convênio para ampliar a segurança na armazenagem e transporte das urnas eletrônicas antes, durante e após as Eleições 2022. Assinaram o acordo o presidente do TRE, desembargador Maurício Soares (ao centro, na foto acima), e o comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues (à esquerda).

O convênio abrange a segurança do depósito de urnas do TRE, na região metropolitana de Belo Horizonte; a escolta na distribuição das urnas para os municípios do interior e recolhimento dos equipamentos após as eleições; segurança nos locais de armazenamento no interior, durante o período eleitoral. Também inclui o transporte e segurança das urnas sorteadas para o Teste de Integridade, que será realizado no dia da votação (no 1º e 2º turnos).

O desembargador Maurício Soares, presidente do TRE, ressaltou que a Polícia Militar sempre apoiou o Tribunal na realização das eleições. E falou sobre o contexto atual com o aumento da circulação de desinformação e ataques à Justiça Eleitoral: "Com o auxílio da PM, vamos reafirmar a nossa confiança e credibilidade".

Já o comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, destacou que "Estamos orgulhosos por sermos parceiros em um tema tão caro. Queremos cuidar da democracia e estar perto de quem zela por isso".

Também estiveram presentes na solenidade as juízas auxiliares da Presidência e da Corregedoria, Cristiana Ribeiro e Roberta Fonseca; o coordenador do Gabinete Institucional de Segurança, juiz Paulo Tamburini (à direita na foto no início da notícia); a diretora-geral do TRE-MG, Glória Araújo; o titular da Secretaria de Gestão Administrativa, Rodolfo Pacheco; e representantes da Polícia Militar.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido