Tribunal sorteia urnas para votação paralela no segundo turno
Em audiência pública realizada neste sábado (30), às 9h, na Sala de Sessões do TRE-MG, foram sorteadas as quatro urnas eletrônicas (uma de Belo Horizonte e três do interior) para a votação paralela, que vai ocorrer neste domingo (31 de outubro), das 8h às 17h, na Sala Multimídia do TRE-MG.
Em audiência pública realizada neste sábado (30), às 9h, na Sala de Sessões do TRE-MG, foram sorteadas as quatro urnas eletrônicas (uma de Belo Horizonte e três do interior) para a votação paralela, que vai ocorrer neste domingo (31 de outubro), das 8h às 17h, na Sala Multimídia do TRE-MG.
Da Capital foi sorteada uma urna da 30ª Zona Eleitoral (seção 234 – Colégio Frei Orlando – Rua Sabinópolis, 50, Bairro Carlos Prates), e do interior as sorteadas foram: seção 94 da 13ª Zona Eleitoral (Andradas), seção 25 da 111ª Zona Eleitoral (Eugenópolis) e seção 29 da 347ª Zona Eleitoral (Uberaba).
Estiveram presentes à audiência o presidente do TRE-MG, desembargador Kildare Carvalho; o corregedor regional eleitoral e vice-presidente, desembargador Brandão Teixeira; o juiz-presidente da Comissão de Votação Paralela, Cássio Fontenelle; o juiz da Escola Judiciária do TRE, José do Carmo Veiga de Oliveira; o juiz auxiliar da Corregedoria Eleitoral, Maurício Ferreira; a diretora-geral do TRE, Elizabeth Rezende Barra; o representante do Ministério Público Eleitoral, Eduardo Morato; a ouvidora da OAB-MG, Maria Aparecida Paoliello de Melo; e representantes da Polícia Militar do Estado, de partidos políticos, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e da Federação da Indústria de Minas Gerais.
As urnas sorteadas serão retiradas de seus locais de origem (com seus respectivos programas de votação) e trazidas ainda neste sábado, de aeronave (no caso do interior) para a sede do TRE, onde ficarão sob a vigilância da Polícia Militar do Estado. Os juízes das respectivas zonas eleitorais sorteadas foram comunicados, por telefone, pelos magistrados que conduziram o sorteio.
Na última quinta-feira, cerca de duas mil cédulas de papel foram distribuídas e preenchidas por representantes de partidos políticos e da OAB-MG, e foram depositadas em cada uma das quatro urnas de lona (500 cédulas por urna), lacradas até o dia da votação oficial.
Neste domingo (31 de outubro), as quatro urnas de lona serão trazidas para o TRE, onde ficarão, das 8h às 17h, no prédio anexo (Avenida Prudente de Morais, 280, Cidade Jardim). No recinto, os dados das cédulas serão digitados em quatro computadores e em cada uma das quatro urnas eletrônicas. No final da votação (17h), os dados impressos no boletim da urna eletrônica serão comparados com o relatório impresso pelos computadores. Todo o procedimento da votação paralela será filmado por câmeras instaladas no recinto e acompanhado por auditores e por fiscais de partidos ou coligações e de entidades presentes.
A votação paralela foi introduzida pela Justiça Eleitoral em 2002, por meio da Lei 10.408, para comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação, mediante a comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em cédulas de papel.