Minas participa do Simulado Nacional de Totalização e Ecossistema da Urna 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, de 17 a 19 de agosto, o Simulado Nacional de Totalização e Ecossistema da Urna2022, que tem por objetivo testar os sistemas eleitorais e as urnas eletrônicas que serãoutilizados nas Eleições 2022.

As zonas terão oportunidade de executar atividades como: instalação de sistemas eleitorais, importação de dados, geração de mídias, cargas das urnas, votação, transmissão de boletins de urna e procedimentos de contingência com a urna eletrônica e no processo de gerenciamento da totalização.

Todos os tribunais regionais e zonas eleitorais do país vão participar do teste. Por Minas Gerais, oito servidoras e servidores da Seção de Sistemas Eleitorais (SESEL) serão responsáveis pela preparação do simulado (documentação) e suporte às zonas nos procedimentos descritos acima. Além da SESEL, estarão mobilizados colegas da Seção de Suporte Web e Sistemas Corporativos (SAWSI), que vão permitir o acesso das zonas aos sistemas eleitorais web; da Seção de Suporte Operacional (SESOP) e da empresa DSS, que cuidarão do suporte técnico nos equipamentos.

A instrução para a execução do simulado está publicada naatividade nº 1.925 do 9Tempos.