Notícias do TRE - 8 de outubro

Último dia para inscrever oficina para Semana do Servidor 

Termina nesta terça-feira (8) o prazo que os servidores inscrevam proposta de oficina a ser ministrada nos dias 11 e 12 de novembro, na sede do TRE (prédio do 320). A inscrição deve ser feita através do formulário disponibilizado no Portal de Serviços e pode contemplar qualquer atividade artística, lúdica, que estimule hábitos saudáveis, etc.

Não custa lembrar que todas as propostas vão passar por uma análise de viabilidade e que haverá 3 vagas para os servidores do interior, cujo critério de seleção será a ordem de envio.

Participe!

Estão abertas inscrições para curso sobre ações penais eleitorais

Começam, às 12h30 desta terça-feira (8), as inscrições para a terceira turma do curso a distância “Atos Processuais Eleitorais - Ações Penais Eleitorais”. As aulas vão ser ministradas através do Portal do Conhecimento, na intranet, a partir desta quinta-feira (10). A capacitação, destinada aos servidores dos cartórios eleitorais, fornece informações acerca do gerenciamento e da tramitação processual, com intuito de prevenir nulidades e garantir a efetividade dos resultados. Além disso, o curso trata do fluxo operacional e das regras de negócio do sistema PJE.

As inscrições vão até esta quarta (9) e a conclusão do curso, que tem carga horária de 16 horas/aula, vale para a concessão de adicional de qualificação. Não é necessário ter participado do módulo anterior para se matricular, mas quem já foi aprovado nas turmas 01 e 02 não poderá participar novamente. Em caso de dúvidas, encaminhe chamado SOS para a Semed.

.........................................................................................................................................................................

17ª ZE aproveita eleição do Conselho Tutelar para divulgar biometria

A eleição dos conselheiros tutelares de Araxá, que contou, pela primeira vez, com o uso da urna eletrônica, transcorreu sem incidentes no último domingo (6) e foi uma oportunidade única para divulgar o cadastramento biométrico no município.

A equipe da 17ª ZE, aproveitando a grande movimentação de eleitores, montou uma central de atendimento, que também funcionou como apoio aos mesários, no Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ), onde se concentraram as seções.

O dia foi de muito trabalho, com 154 títulos e diversas certidões emitidas, além da apuração das 20 urnas utilizadas na eleição.

A segunda turma do curso Gestão de Projetos será nesta quarta (9)

A turma 2 do curso Gestão de Projetos, voltado para gestores da Secretaria do Tribunal, começa nesta quarta-feira (9). As aulas serão ministradas pela Seção de Gestão Corporativa de Projetos (SPROJ), das 14h às 17h, na Sala Multimídia.

Na última sexta (4), a primeira turma do curso concluiu com sucesso as atividades programadas. Ao todo, o curso Gestão de Projetos terá cinco turmas, duas neste mês e três previstas para novembro.

Corregedoria faz inspeção em Sacramento e Patrocínio

A Corregedoria esteve, na última semana de setembro, nas zonas eleitorais de Sacramento (243ª ZE) e de Patrocínio (211ª ZE).

O objetivo das visitas, realizadas pelas servidoras Mônica Barbosa e Aline Castro, foi orientar e aprimorar os procedimentos realizados nos cartórios eleitorais.

Participe da campanha Outubro Rosa 

Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama e conscientização sobre a importância de mulheres e homens ficarem atentos aos sinais da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos da doença em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também pode atingir os homens, mas isso é raro (apenas 1% dos casos). 

A Seção de Produções Jornalísticas (Sejor) e a Seção de Desenvolvimento de Campanhas (SDCam) querem incentivar os colaboradores do TRE a se engajarem na campanha Outubro Rosa e buscarem informações sobre o câncer de mama, para tomarem cuidados que podem ajudar a evitar o seu desenvolvimento. Por isso, nessa segunda-feira (07), as equipes vestiram a cor da campanha e tiraram a foto que ilustra esse texto. E nós convidamos os colegas de todas as áreas e cartórios a também mostrarem a sua preocupação com a importância desse movimento.

Combine com os colegas do seu setor de virem todos vestidos de rosa, tire uma foto e mande para o e-mail sintonia@tre-mg.jus.br. Você também pode tirar uma foto sozinho ou com a sua família. As imagens devem ser enviadas até o dia 23 de outubro, e serão publicadas no Sintonia do dia 25.  

Para saber mais sobre o câncer de mama, formas de prevenção e tratamento, acesse o site do Inca.

Diálogos Eleitorais sobre projetos de cidadania já está disponível no YouTube

A edição mais recente do programa Diálogos Eleitorais, que falou sobre os projetos de cidadania desenvolvidos pela Justiça Eleitoral, já está disponível no canal do TRE no YouTube. Participaram da conversa a juíza Roberta Rocha Fonseca, Diretora Executiva da Escola Judiciária Eleitoral e da Juliana de Freitas Dornelas, Servidora do TRE-MG.

Anote aí 

Foi publicado no DJE da última sexta-feira (4) edital do concurso de remoção para o cargo Técnico Judiciário – Área Administrativa com inscrições previstas para 03/02/2020 a 07/02/2020.

Aplicativo divulga programação cultural acessível para pessoas com deficiência 

A oferta de eventos culturais com acessibilidade para pessoas com deficiência ainda é muito limitada no Brasil. E, quando estão em cartaz, as informações sobre essas atividades chegam a um pequeno grupo, muitas vezes sem detalhar quais recursos estão incluídos.

Para tentar suprir essa demanda, dar visibilidade a museus, teatros, cinemas, circos, bibliotecas e qualquer outra manifestação acessível, a ONG Escola da Gente desenvolveu o aplicativo ‘Vem CA’ (Android e iOS).

Com alcance nacional, gratuita e acessível, a plataforma mostra para pessoas com e sem deficiência o que, quando, onde e com quais ferramentas de acessibilidade a atividade foi montada. No total, é possível cadastrar 12 tipos de atividades culturais, com até 12 recursos de acessibilidade, entre os quais também estão assento acessível, guia acessível, banheiro acessível, elevador, rampa, gratuidade, legendas, Libras tátil, linguagem simples, piso tátil, publicações acessíveis e visita tátil.

O aplicativo tem mecanismo de leitura das funções para pessoas cegas, conteúdo em Libras, definição de cores de contraste para ajudar quem tem daltonismo, navegabilidade simplificada, botões maiores, pode ser manuseado com apenas uma mão, tem descrição das imagens e ícones visuais de busca para facilitar a compreensão de usuários com deficiência intelectual, psicossocial ou dificuldades para compreender informações.

Para conferir o aplicativo, basta baixar através do link (http://vemca.org.br/) no seu smartphone.

*Matéria reproduzida do site Estadão