Notícias do TRE - 3 de dezembro

Presidente do TRE visita cartórios de Santa Luzia

Nessa segunda-feira (2), o presidente do TRE, o desembargador Rogério Medeiros, foi a Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar os trabalhos de revisão biométrica no município. Ele anunciou que o Tribunal está estudando alternativas para ampliar o atendimento nos bairros onde o índice de recadastramento está mais baixo.

Acompanhado pelo diretor geral, Adriano Denardi, pela assessora especial da presidência, Cláudia Matosinhos, e pelo coordenador de comunicação social, Rogério Tavares, o presidente do TRE participou de um encontro com o prefeito e o vice de Santa Luzia, Christiano Xavier e Pastor Sérgio. Em seguida, reuniu-se também com os vereadores, na Câmara Municipal. Nas duas ocasiões, o trabalho das duas zonas eleitorais de Santa Luzia - 246ª e 312ª - foi muito elogiado.

O presidente esteve ainda com os chefes de cartório e as juízas responsáveis pelas zonas eleitorais, quando conversaram sobre possíveis estratégias a serem desenvolvidas para fomentar o recadastramento biométrico no município, que termina em 21 de fevereiro de 2020. 

Novas regras para pedido de reembolso à Unimed

Os servidores que precisarem de atendimento em municípios mineiros onde não há cobertura da UNIMED e fora do estado, nos casos de urgência e emergência, devem ficar atentos à novas regras de reembolso de despesas médicas, em vigor a partir desse domingo (1º).  Antes de procurar atendimento, será necessário entrar em contato com a UNIMED/BH, pelo telefone 08000 303003, inclusive nos casos de urgência e emergência fora do Estado. Trata-se de medida de precaução, para o recebimento de orientações e a certificação de que não há prestador da assistência requerida no local em que o beneficiário estiver.

Após receber atendimento médico, o servidor deve digitalizar os comprovantes e encaminhá-los diretamente à UNIMED, pelo site, na aba informações, opção “Solicitação de reembolso”; ou fazer o login na área do cliente, acessar o menu “Serviços” e clicar na opção “Reembolso de despesas médicas”. Somente se solicitado, o servidor vai precisar enviar a documentação original via carta registrada ao RH da empresa.

O pedido gera um processo único, por isso, deve ser sempre individual, não podendo, por exemplo, o titular reunir o seu reembolso com o do dependente. Além disso, no caso de tratamento contínuo, é necessário o envio de toda a documentação a cada pedido. Quaisquer questionamentos podem ser feitos pelo e-mail sameo.planosaude@tre-mg.jus.br, que serão repassados à UNIMED.

Posto no SENAI faz 1.717 atendimentos em Belo Horizonte

O atendimento itinerante instalado no Senai, no bairro Lagoinha, na capital, atendeu 1.717 eleitores em sete dias de funcionamento. A iniciativa, promovida pela 30ª ZE, de Belo Horizonte, começou na segunda-feira (25) e terminou nesse domingo (1º).

.........................................................................................................................................................................

Projeto Câmara Mirim de Ipatinga empossa vereadores mirins

Dezoito vereadores mirins, eleitos no Projeto Câmara Mirim (CAMIR) de Ipatinga foram, na última quinta-feira (28), diplomados e empossados em sessão solene. A eleição dos estudantes contou com a participação da equipe da 348ª ZE, que também esteve presente na mesa da cerimônia de diplomação e posse, representada pela chefe de cartório, Luísa Maria de Sá. 

Ao todo, a eleição parametrizada do CAMIR elegeu 76 vereadores mirins, divididos em quatro grupos, sendo que cada um deles assume por uma legislatura, que tem duração de 6 meses. A APAE de Ipatinga também integra o projeto e elegeu um vereador.

No evento de quinta, também houve a escolha da mesa diretora desse primeiro mandato, o que chamou a atenção da chefe de cartório Luísa Maria de Sá: “diferentemente do que ocorre numa eleição oficial, a maioria desta legislatura pertence às mulheres”.

.......................................................................................................................................................................

Corte julga 2.097 prestações de contas

Na sessão de sexta-feira (29/11), o Tribunal concluiu os julgamentos dos processos de prestações de contas dos candidatos não eleitos nas eleições de 2018. Em um trabalho que envolveu vários setores da Casa, foram analisados e julgados pela Corte 2.097 processos.

Todo o esforço foi reconhecido pelo procurador regional eleitoral, Ângelo Giardini: “Minas Gerais é um estado diferenciado, esse prazo para julgamento de contas é insano, por isso deixo os parabéns à equipe do órgão técnico e à equipe de todos os gabinetes”.

O desembargador Alexandre Victor de Carvalho, que presidiu a sessão, fez agradecimentos a toda a equipe envolvida: “em nome da Corte parabenizo ao Ministério Público pelo esforço feito e aos procuradores e servidores. Parabenizo todos os juízes da Corte, os gabinetes sem os quais nós não seríamos nada. Parabenizo nossas colaboradoras da Corte. Julgamos o que pudemos, a gente cumpriu o que tinha que ser cumprido”, finalizou.

.........................................................................................................................................................................

Eleitores acima de 70 anos marcam presença nos cartórios

A 77ª ZE, de Carmo do Rio Claro, atendeu, na última quinta-feira, a eleitora Maria José de Oliveira, de 81 anos, que veio fazer o recadastramento biométrico. O atendimento foi feito pela estagiária Michelly Alexandre Soares.