Notícias do TRE - 28 de agosto

“Colinha” para orientar o voto dos eleitores já está no site do TRE

Já está disponível no site do TRE a “colinha” para orientar os eleitores quanto à ordem de votação e os números dos candidatos. As colinhas impressas chegarão aos cartórios eleitorais nas próximas semanas. Na página das Eleições 2018 no site do Tribunal também há diversos links com orientações para eleitores (Guia do EleitorDivulgação de Candidaturas), partidos e candidatos (Guia do Candidato e informações sobre prestação de contas de campanha).

Simulador de votação na urna também está disponível

Outra ferramenta de orientação aos eleitores que está disponível no site do Tribunal é o simulador de votação. Quando usar o programa de treinamento o eleitor poderá escolher dentre os três tipos de votação: se está no Brasil, no Distrito Federal (que não tem a figura do deputado estadual, mas do distrital) ou exterior (voto apenas para presidente da República). 

Ao entrar na página de simulação, será apresentada ao eleitor uma lista de partidos e candidatos fictícios. Para navegar em cada partido é só utilizar as setas para direita e esquerda na cartela de candidatos.

Desembargador Marcos Lincoln toma posse como integrante substituo da Corte

Nessa segunda-feira (27), o desembargador Marcos Lincoln dos Santos tomou posse como membro substituto da Corte Eleitoral mineira. Ele assume o cargo em razão da posse do desembargador Rogério Medeiros como titular do TRE em junho. Em sua saudação ao novo integrante, o presidente do Tribunal, desembargador Pedro Bernardes, definiu Marcos Lincoln como “um homem preparado para este Tribunal” e destacou suas qualidades como profissional. O novo integrante agradeceu aos presentes e ressaltou a importância do juiz eleitoral. “Aqui se prepara o exercício do voto”, afirmou.  

Natural de Elói Mendes, Marcos Lincoln dos Santos é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (1980). Ingressou na magistratura como juiz auxiliar em 1989, na comarca de Patrocínio, e atuou como juiz de Direito nas comarcas de Ouro Fino, Ituiutaba, Poços de Caldas e Belo Horizonte. Foi juiz eleitoral nas comarcas de Ouro Fino e na 30ª Zona Eleitoral, de Belo Horizonte. Em 2007 foi promovido ao cargo de desembargador do TJMG. Integra, atualmente, a 11ª Câmara Cível daquela instituição.  

Leia a notícia publicada no site do TRE. 

....................................................................................................................................................  

Você viu?

Estão disponíveis, na página da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) na intranet, sugestões de material gráfico para informar os eleitores sobre as mudanças nas numerações das seções eleitorais em virtude do rezoneamento. Foram disponibilizados quatro modelos de cartazes para impressão pelo próprio cartório eleitoral. 

A CCS informa ainda que os cartazes de identificação da seção eleitoral rezoneada (para serem afixados próximo à porta de cada seção) foram enviados pela Seção de Gestão de Almoxarifado (Segal) no dia 20 de agosto. As informações estão no Comunicado CCS nº 11/2018, publicado no Siad nessa segunda-feira (27).

....................................................................................................................................................

Ejemg disponibiliza treinamentos para profissionais de apoio às eleições e apoio à transmissão

Estão disponíveis no Portal do Conhecimento os treinamentos para profissionais de apoio às eleições e apoio à transmissão. Os cursos são autoinstrucionais e podem ser feitos a partir desta terça-feira (28) até o dia 29 de setembro. Para acessá-los, devem ser utilizados o usuário “estudante” e a senha “estudo123”. Não é necessária matrícula prévia. 

Ao final do curso, o profissional fará uma prova objetiva como avaliação, a ser corrigida pelo chefe de cartório, de acordo com gabarito que será disponibilizado para ele.  Os treinamentos têm como objetivo fornecer informações sobre a utilização e manuseio das urnas eletrônicas, incluindo detalhes sobre os procedimentos de carga de software. E, também, apresentar as diversas situações de contingência durante a votação e os procedimentos para transmissão dos resultados. 

Veja mais detalhes no Comunicado nº 11/2018 da Escola Judiciária Eleitoral, publicado no Siad. 

....................................................................................................................................................

Deu no Twitter

Peritos da Polícia Federal iniciam inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica: http://dlvr.it/QhFlK9.