Notícias do TRE - 13 de março

CRE determina atendimento apenas por agendamento

A partir da próxima segunda-feira (16) até o dia 7 de abril, a Corregedoria determina, por meio do Ofício-circular nº 014/2020, que o atendimento ao eleitor ocorra exclusivamente pelo sistema de agendamento eletrônico nas unidades da Justiça Eleitoral mineira.

Trata-se de uma medida preventiva, a fim de se evitar a aglomeração de pessoas, diante da grande preocupação com a transmissão da doença provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19).

No site do TRE, há uma notícia sobre o assunto. Recomenda-se que os servidores a divulguem junto à imprensa local.  

.........................................................................................................................................................................

TRE suspende eventos que seriam realizados em sua sede

Foi publicado o Comunicado nº 009/2020 da DG que suspende, como medida de prevenção frente ao novo Coronavírus, todos os eventos programados para o mês de março: o Cine-café (que aconteceria nesta sexta-feira, dia 13), o Dia do ouvidor (que estava previsto para terça-feira, dia 17), as três turmas do Encontro de Estudos Eleitorais (que seria realizado do dia 16 ao dia 25 de março), o Programa Cogestor da Saúde (que estava marcado para os dias 16, 18 e 23 de março) e a reunião do Escuta Minas (que aconteceria no dia 25 de março). A suspensão dos eventos abertos ao público externo foi divulgada através da notícia publicada no site do TRE.

O Comunicado suspendeu também novas ações de atendimento on-line (PAIOL) e o funcionamento dos cartórios e centrais de atendimento ao eleitor durante os finais de semana e feriados.  

.........................................................................................................................................................................

Quem participa da Pesquisa de Clima Organizacional?

A pesquisa de Clima Organizacional, que fica disponível no Portal de Serviços a partir de 23 de março, será feita por meio de amostragem, ou seja, haverá um percentual de servidores – cerca de 68% - sorteados para respondê-la. Este método reduz o custo e o tempo empregado no processo, mas sem deixar de obedecer a critérios que garantam a confiabilidade do resultado. Os cálculos de amostra consideraram uma margem de erro de apenas 2,5%, para mais ou para menos.

Funciona da seguinte forma: os servidores do Tribunal são divididos em subgrupos mais homogêneos, dos quais amostras aleatórias simples são extraídas. Esses grupos levam em conta, por exemplo, a unidade de lotação (secretária, zonas da capital ou zonas do interior), o sexo, o cargo, a situação funcional (efetivo, requisitado ou cedido) e o exercício da função de gestor.

As zonas da capital subdividem-se em: Barreiro, Polo e Venda Nova. Já nas zonas do interior, houve o agrupamento dos servidores por região. Além disso, foi criado um subgrupo “Postos de atendimento”, que reúne o pessoal dos 37 postos espalhados pelo estado.

Curso sobre sistemas eleitorais começa na próxima semana

O curso a distância “Introdução aos Sistemas Eleitorais e Urna eletrônica e Uso da Solução JE-Connect para Transmissão Remota” começa na próxima quarta-feira (18). As matrículas ficam disponíveis na segunda e terça feira (16 e 17) no portal do Conhecimento do TRE. Todos os cartórios precisam participar do curso, não havendo restrição de servidores.

Conforme informações do Comunicado nº 5/2020 da EJEMG, as aulas fornecem conceitos e noções básicas sobre o processo eleitoral e a integração dos sistemas, preparando os participantes para futuras ações de capacitação relacionadas a ferramentas e procedimentos da eleição de 2020. Além disso, trazem informações sobre a correta utilização da solução JE-Connect, abordando as etapas de geração dos kits JE-Connect, homologação dos pontos de transmissão e transmissão dos boletins de urna.

A atividade, desenvolvida pela Escola Judiciária (EJEMG) juntamente com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), funciona como pré-requisito para os servidores que irão participar dos cursos de preparação para as eleições 2020. Quaisquer dúvidas referentes à inscrição deverão ser encaminhadas exclusivamente por SOS para a Seção de Mídias Educacionais (SEMED/EJEMG). 

.........................................................................................................................................................................

Publicidade irregular relaciona atendimento do TRE e Coronavírus

Uma peça publicitária, de autoria desconhecida, está circulando pelo Whatsapp e pelas redes sociais valendo-se do medo em relação à disseminação do novo Coronavírus para fazer com que os eleitores procurem logo o atendimento do TRE. 

A imagem já foi tema de questionamento por parte de vários eleitores, por isso, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) solicita aos servidores que tenham tido ou venham a ter contato com ela que não contribuam com sua divulgação.

A CCS orienta ainda que nenhuma unidade da Justiça Eleitoral mineira está autorizada a elaborar, por conta própria, peças publicitárias. Esse tipo de demanda deve sempre ser solicitada à área de comunicação do TRE.