Notícias do TRE - 16 de janeiro

Será que o grupo da família sobrevive às Eleições 2020?

O mais recente vídeo da série Segurança é Fato traz uma conversa bem-humorada entre integrantes de uma família em um grupo em aplicativo de conversas instantâneas. Na conversa, algumas dicas de como identificar conteúdos falsos na internet e “cutucadas” naqueles que espalham notícias falsas.

O vídeo já está publicado no perfil do TRE no Facebook, e no Instagram sairá na sexta-feira (18). Além disso, os servidores que estão inscritos nas listas de transmissão da Coordenadoria de Comunicação Social recebem o vídeo direto em seus smartphones. Se você ainda não estiver inscrito e tem interesse, envie um e-mail para ascom@tre-mg.jus.br informando o nome, setor ou zona eleitoral e o número do seu celular.

O vídeo também está disponível na página de campanhas, da CCS, para download.

Zonas eleitorais em revisão são orientadas a realizar plantões

As zonas eleitorais que estão passando por revisão biométrica, com prazo final no dia 21 de fevereiro, têm recomendação para realizar plantões no mês de fevereiro, conforme orientações do Comunicado nº 1/2020 da DG, disponível no Siad. Os dias 1º, 8 e 15 (sábados) e o dia 16 (domingo) foram indicados para atendimento ao eleitor.

Caso decida funcionar, o cartório deverá formalizar o pedido de horas extras no SIGHE e encaminhar email para ascom@tre-mg.jus.br, com informações sobre horário, local e se o atendimento será por agendamento ou ordem de chegada.  

.........................................................................................................................................................................

Cursos do TSE precisam de averbação de certificado

A Seção de Mídias Educacionais (Semed/Ejemg) esclarece que os três cursos ofertados na plataforma da Escola Judiciária do TSE, noticiados no Sintonia dessa segunda-feira (13), não foram elaborados em parceria com a Ejemg. Por isso, caso o servidor deseje aproveitá-los para a concessão do adicional de qualificação, será necessário averbar o certificado junto à Seção de Estágios e Força de Trabalho de Apoio Externo (Sefot/SGP) após a conclusão.

Estão com inscrições abertas os cursos “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições” (12 horas/aula); “Aplicação do Fundo Partidário – Participação das Mulheres” (10 horas/aula); e “Direito Eleitoral – Ilícitos Eleitorais, Poder de Polícia e Jurisprudência do TSE” (24 horas/aula). Os dois primeiros também aceitam inscrições do público em geral, além de magistrados e servidores da Justiça Eleitoral.

Para realizar o curso “Direito Eleitoral – Ilícitos Eleitorais, Poder de Polícia e Jurisprudência do TSE”, utilize a chave de acesso “servidor” (sem as aspas e em letras minúsculas).

.........................................................................................................................................................................

Enfam seleciona conteudistas para cursos EaD

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está selecionando conteudistas para a elaboração de cursos de formação judicial continuada na modalidade de educação a distância (EaD). As inscrições devem ser feitas pelo site da Enfam e vão até o dia 02 de março. Podem participar magistrados e servidores públicos federais e estaduais pertencentes ao quadro do Poder Judiciário, de forma individual, em pares ou equipes de até quatro integrantes.

O processo de seleção tem por base a análise da proposta e do perfil do candidato, observando os seguintes aspectos: relevância e prioridade do tema para formação judicial em 2020; foco na problematização e clareza na proposição; titulação mínima de nível superior; e, experiência profissional no Poder Judiciário na área de conhecimento do tema proposto. Os conteudistas escolhidos vão participar do Programa de Formação ministrado na sede da Enfam em Brasília, em datas que serão divulgadas posteriormente. O deslocamento será custeado pela Enfam e haverá retribuição financeira pelo serviço prestado.

Após a formação, o curso poderá ser desenvolvido pela Enfam ou por Escolas Judiciais e de Magistratura em parceria com a Escola Nacional. Acesse a íntegra do edital de seleção (formato PDF).

.........................................................................................................................................................................

CAS convida servidores a falar sobre saúde mental

Neste mês, é realizada a Campanha Janeiro Branco, que propõe o debate e o planejamento de ações em prol da saúde mental. Idealizada por um grupo de psicólogos de Uberlândia em 2013, essa campanha também conta com a adesão do TRE. A Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS/SGP) disponibilizou um texto na página Sua Saúde para esclarecer sobre o tema. Acesse e saiba mais sobre o assunto!

.........................................................................................................................................................................

Deu no Twitter

Atenção eleitores de #Ibirité que ainda não fizeram a #Biometria, agora vcs têm mais 2 postos de atendimento, que funcionam das 10h às 17h. Eles ficam nos bairros Recanto Verde e Jardim das Rosas. Saiba mais: http://bit.ly/AtendimentoIbiriteNeves