Acessibilidade nas Eleições

TRE-MG logo acessibilidade

Diversas ações do TRE de Minas visam garantir às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida acesso amplo e irrestrito ao processo eleitoral, com segurança e autonomia:


Seções de fácil acesso:

Nas Eleições 2018, Minas terá 2.745 seções de fácil acesso: livres de barreiras e sinalizadas de modo a facilitar sua identificação. Esse número é 12,86% maior do que nas eleições anteriores.

- Consulte as seções de votação de fácil acesso em Minas Gerais


Facilite Seu Voto:

Treinamento de Mesários

Folder (formato PDF) que será distribuído aos chefes de cartório, durante o treinamento de multiplicadores, para servir de apoio no treinamento dos mesários.
 

Cartazete de identificação da Seção de Fácil Acesso

As seções de fácil acesso estarão identificadas com este cartazete (formato PDF).
 

Cartaz Facilite seu Voto

Serão impressos dois cartazes (formato PDF) para cada local de votação com o objetivo de informar os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida sobre a reabertura do cadastro em 5 de novembro, data a partir da qual eles poderão procurar os cartórios e se transferirem para uma seção de fácil acesso.
 

Panfleto Mesário

Será enviado um panfleto (formato PDF) dentro de cada caderno de votação com informações sobre acessibilidade para orientar os mesários, inclusive, um leiaute de seção acessível.

 

Identificação do eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida

No dia das eleições, os mesários estão orientados a preencherem um formulário de identificação dos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. Isso possibilitará a atualização dos dados do cadastro eleitoral e um melhor direcionamento das ações do Programa de Acessibilidade.

Esclarecemos que o eleitor NÃO será transferido de local, nem de seção eleitoral. O preenchimento é apenas para fins estatísticos.

- Solicite o Formulário de Identificação ao mesário (formato PDF)

Prioridades:

As ações do Programa de Acessibilidade envolvem o dia da eleição, a qualidade no atendimento e a possibilidade de o eleitor ser atendido sem barreiras físicas, além de buscar eliminar barreiras comportamentais, de comunicação, informação e educação.

 

Notícias