História e memória

Inicial


“Cada pessoa tem uma memória. Cada país tem uma memória. Somos feitos dela. Sem ela, somos amnésicos. A amnésia é uma doença grave. Se o presente é muito difícil de compreender e interpretar, pior será quando nos faltarem os termos de comparação, fundados na nossa experiência e na história. Aqueles homens e mulheres somos nós. Ainda somos aqueles homens e mulheres. O passado ainda está acontecendo”.

Mário Jorge de Carvalho – romancista, dramaturgo e roteirista português

 Veja mais 

 

 

O Centro de Memória é um espaço de conhecimento e reflexão que traduz os esforços da Justiça Eleitoral de Minas Gerais em resgatar, preservar e divulgar a história eleitoral no estado e no país.

Por meio de ações institucionais, expositivas, culturais, educativas e de pesquisa, o Centro de Memória busca promover os valores éticos de pertencimento e cidadania em meio à comunidade na qual se encontra inserido, objetivando o fortalecimento da participação democrática na construção da sociedade brasileira.

 

Legislação relativa ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais:
 

Recomendação nº 37 - Conselho Nacional de Justiça (formato PDF)

Resolução TRE nº 884/2012 - Instituição do Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (formato PDF).