Trem da História

No Projeto Trem da História, estudantes do ensino fundamental e médio têm a oportunidade de conhecer aspectos importantes da história das eleições no Brasil e da Justiça Eleitoral.

Por meio de palestras interativas, os alunos são convidados a refletir sobre a participação de cada indivíduo nas transformações da sociedade e desafiados a descobrir o verdadeiro sentido da Cidadania.

Participando de votações simuladas na urna eletrônica o público infanto-juvenil pode conhecer de perto a dinâmica do voto informatizado, bem como as etapas exigidas por lei aos eleitores para o exercício do voto.

Uma visita ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais incentiva crianças e jovens a perceberem, nos objetos, fotografias e documentos, a evolução das leis e métodos eleitorais no Brasil, despertando um olhar crítico sobre o passado, o presente e o futuro das práticas eleitorais em nosso país.

Para agendar visitas de grupos de estudantes, entre em contato pelo e-mail acer@tre-mg.jus.br ou pelo telefone 31 3307-1553. Informe sempre o número de alunos, data e horário pretendidos da visita e o(s) contato(s) com o(s) responsável(is) pela visita.

Gestor Responsável: Assessoria de Cerimonial e Memória +