Prazo para registro de candidaturas termina no dia 26

Convenções partidárias puderam ser realizadas até o dia 16

Imagem retangular com fundo roxo e rodapé laranja. No centro, aparece o título "Candidaturas" e ...

Os partidos políticos têm mais dez dias para apresentar os pedidos de registro de candidatura para as eleições municipais deste ano. O pedido poderá ser transmitido pela internet até as 8h (oito horas) ou entregue em mídia física no cartório eleitoral até as 19h (dezenove horas) do dia 26 de setembro de 2020.

O prazo para o registro de candidaturas é até dia 26, mas o TRE recomenda que os pedidos sejam enviados o quanto antes pelo sistema CANDex , evitando-se, assim, eventuais dificuldades de acesso à plataforma na reta final e necessidade de ir ao cartório no último dia. Se for necessário o atendimento presencial, o interessado deverá agendar previamente o comparecimento a um cartório. Confira as regras para o atendimento presencial a partidos e candidatos .

Os pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador devem ter sido escolhidos em convenção partidária, que se iniciaram no dia 31 de agosto e terminam nesta quarta-feira (16). Para fazer o pedido de registro, os partidos políticos devem ficar atentos às orientações do Guia do Candidato , que trata de temas como condições de elegibilidade, documentos necessários e acesso ao sistema CandEx, entre outros detalhes. Esse manual e outras informações podem ser consultados no site do TRE, na página Eleições 2020/ Candidaturas .

Eleitor pode acompanhar os registros dos candidatos

Os eleitores podem acompanhar de perto todos os registros entregues à Justiça Eleitoral. Basta acessar o sistema DivulgaCand, que também está disponível no site do TRE. Dentro da ferramenta, a página de cada candidato apresentará os dados pessoais, partido ou coligação pelo qual ele concorre, número que ele utilizará na campanha e na urna, proposta de governo (no caso dos candidatos a prefeito), número do processo de registro de candidatura no PJE, lista de bens declarados e informações sobre os recursos arrecadados e despesas realizadas na campanha. À medida que os processos de registro forem julgados pelos juízes eleitorais, o sistema mostrará se o pedido foi deferido ou indeferido.

Até a manhã desta quarta-feira (16), já constavam no DivulgaCand os dados de 2.315 candidatos de Minas Gerais, sendo 144 a prefeito, 144 a vice-prefeito e 2.027 a vereador. Já há candidatos registrados em 139 dos 853 municípios mineiros. Belo Horizonte tem, até o momento, um candidato registrado para a Prefeitura e 157 candidatos a vereador.

Siga-nos no Twitter e no Instagram .

Curta nossa página no Facebook .

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido