TRE terá cinco debates sobre o processo eleitoral em agosto

Todos os eventos serão transmitidos pelo YouTube

A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG está organizando diversos debates sobre aspectos relacionados às Eleições 2020. Todos os eventos são virtuais, transmitidos no canal do TRE no YouTube. 

Em agosto, serão quatro lives do projeto Antes do Voto e um debate gravado em vídeo. Durante as lives, o público poderá enviar perguntas pelo bate-papo do YouTube.

A primeira é no dia 03, a partir das 10h, e vai falar sobre Registro de candidaturas. As debatedoras serão Vânia Siciliano Aieta, advogada, professora e integrante de diversas comissões e conselhos de Direito Eleitoral e Político; e Roberta Gresta, professora e servidora do TRE-MG, que atualmente é assessora do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE. O mediador do debate será o professor e doutor em Ciências Políticas Rodolfo Viana Pereira. 

Confira a agenda das outras lives de agosto:

- 17/08, 10h: Antes do Voto

Propaganda eleitoral

- 24/08, 10h: Antes do Voto

Ilícitos eleitorais

- 31/08, 10h: Antes do Voto

Prestação de contas

Todos os debates do projeto Antes do Voto são organizados em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). O objetivo desse projeto é divulgar as regras aplicáveis às eleições aos candidatos em potencial, às agremiações partidárias e às pessoas diretamente envolvidas nas campanhas eleitorais, como advogados, contadores, jornalistas, policiais, dentre outros.

Debate gravado 

No dia 13 de agosto, às 9h, será disponibilizado, também no canal do TRE no YouTube, o vídeo de uma conversa sobre o tema Participação das pessoas trans na política. Esse é mais um da série de debates sobre a participação de minorias na política.

No dia 07 de maio, foi realizada uma live sobre os impactos da pandemia de covid-19 nas candidaturas femininas. No dia 16 de junho, foi publicado um vídeo com um debate sobre a luta pelos direitos da população negra, que abordou a questão da igualdade política. Em 16 de julho, foi disponibilizada a gravação do debate sobre acessibilidade eleitoral e os desafios para a inclusão da pessoa com deficiência na política.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

*O debate do antes do Voto sobre Propaganda eleitoral, previsto para o dia 17 de agosto, foi cancelado devido à impossibilidade de participação dos debatedores e será remarcado. Atualização em 12082020, às 8h.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido