Corte elege os novos dirigentes do TRE em sessão virtual

Desembargador Alexandre Victor de Carvalho será o novo presidente

Novos dirigentes do TRE-MG são eleitos em sessão virtual


O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais elegeu, durante sessão virtual realizada das 13h às 16h nesta segunda-feira (13), o desembargador Alexandre Victor de Carvalho como novo presidente do Tribunal. Ele sucederá o desembargador Rogério Medeiros, cujo biênio na Corte se encerra em junho. Na mesma sessão, o desembargador Marcos Lincoln dos Santos foi eleito novo corregedor e vice-presidente.

A eleição ocorreu através do sistema Vota Net, disponibilizado pelo TRE do Pará. Cada membro da Corte recebeu uma senha de acesso e registrou seu voto utilizando dispositivo móvel ou computador conectado à Internet. Primeiro eles elegeram o presidente e, em seguida, o vice-presidente. A posse de ambos ocorrerá no próximo dia 18 de junho.

O desembargador Alexandre Carvalho ressaltou, após ter conhecimento da sua eleição: "tudo farei para estar à altura de tamanha responsabilidade e trabalharei incessantemente para que a Justiça Eleitoral Mineira continue a cumprir, como sempre o fez, a sua nobre missão Constitucional. Rogo a Deus que nos proteja e nos ilumine, a mim e ao Desembargador Marcos Lincoln, eleito vice-presidente para o mandato 2020/2021".

Natural de Governador Valadares, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho é vice-presidente e corregedor do TRE desde o 18 de junho de 2019. Formou-se em Direito pela UFMG e tem pós-graduação em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito Milton Campos. Ingressou no Ministério Público Mineiro em 1989 e, em 1999, passou a integrar a magistratura pelo quinto constitucional, inicialmente no extinto Tribunal de Alçada, sendo desembargador do TJMG desde 2005. Na sua trajetória profissional, além de professor de Direito Penal em diversas instituições, é membro fundador do Instituto de Ciências Penais de Minas Gerais, e colaborador da Associação Brasileira de Professores de Ciências Penais e Afins e a Associação Mineira de Ciências Criminais. Nas Eleições de 2018, fez parte da Comissão que tratou dos processos da Propaganda Eleitoral.

Natural de Elói Mendes, o desembargador Marcos Lincoln do Santos é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha. Ingressou na magistratura como juiz auxiliar em 1989, na comarca de Patrocínio, e atuou como juiz de direito nas comarcas de Ouro Fino, Ituiutaba, Poços de Caldas e Belo Horizonte. Foi juiz eleitoral nas comarcas de Ouro Fino e na 30ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. Em 2007 foi promovido ao cargo de desembargador do TJMG. Integra, atualmente, a 11ª Câmara Cível daquela instituição. É membro substituto da Corte Eleitoral mineira desde junho de 2018.

A Corte Eleitoral mineira é composta por sete membros titulares (dois desembargadores, dois juízes de direito, um juiz federal e dois juristas) e igual número de substitutos nas respectivas classes. Cada integrante tem o mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por igual período.

Sistema Vota Net

O sistema de votação eletrônica Vota NET foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará a pedido da Associação de Magistrados do Estado do Pará (AMEPA). A ferramenta, que conta com o respaldo da Resolução do TSE nº 22.685/2007, pode ser acessada por meio de aplicativo que permite que o eleitor, com o uso de uma senha segura, possa eleger dirigentes de instituições, por meio de celulares, tablets ou computadores, com a devida segurança e resguardo do sigilo do voto.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido