Projeto 3º Turno vai abordar a segurança do processo eletrônico de votação

Evento acontecerá no dia 27 de setembro no auditório do TRE

Banner do Terceiro Turno setembro.

* Atualizado em 26/09/2019, às 8h25

 

A quinta edição de 2019 do projeto 3º Turno terá como tema A segurança do processo eletrônico de votação. As inscrições para o evento, gratuitas, já estão abertas. O debate será no dia 27 de setembro, das 17h às 19h, no auditório do Tribunal (avenida Prudente de Morais, 320, Cidade Jardim – BH) e será transmitido ao vivo pelo canal do TRE no YouTube.

Nesta edição, os debatedores serão Mozart Fernandes Moreira Lima, especialista em Sistemas de Informação e chefe do Núcleo de Segurança da Informação do TRE-MG; Fabrício Benevenuto, doutor e mestre em ciência da computação, e Bertha Maakaroun, jornalista do Estado de Minas e comentarista política da rádio CBN. A conversa será mediada pela servidora do TRE-MG Lara Ferreira, mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente na Assessoria Jurídica dos Juízes-Membros da Corte Eleitoral.

Fabrício Benevenuto é professor do Departamento de Ciência da Computação na UFMG e coordenador do projeto Eleições sem Fake. Foi o vencedor do Prêmio Capes de Teses em 2011, eleito membro afiliado da academia brasileira de ciências de 2013 a 2017. Seus temas de pesquisa envolvem segurança cibernética com ênfase nas redes sociais online e é autor de mais de 140 artigos científicos.

Bertha Maakaroun é cientista política e pesquisadora. Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos na Universidade de Michigan (ICPSR) e Universidade Federal de Minas Gerais (MQ), Diretora técnica da Pólis Pesquisa.

Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral, o projeto 3º Turno tem como objetivo realizar debates e reflexões acerca do processo eleitoral brasileiro. As palestras são destinadas a magistrados, servidores, promotores, estudantes e demais interessados. Todos os participantes serão certificados com duas horas de carga horária.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido