Presidente do TRE destaca esforços no combate à desinformação

Desembargador Rogério Medeiros falou sobre o assunto durante palestra em Ponte Nova

Palestra do desembargador Rogério Medeiros em Ponte Nova. Na mesa de autoridades aparecem Wagner...

No dia 11 de outubro, o desembargador Rogério Medeiros, presidente do TRE-MG, esteve em Ponte Nova, na Zona da Mata. Ele proferiu uma palestra sobre “Atualidades no processo eleitoral e fake news” durante o Encontro de Vereadores do Vale do Piranga, na Câmara Municipal da cidade. O evento contou com a presença de parlamentares de 23 municípios da região.

O desembargador iniciou sua apresentação destacando que nas próximas eleições municipais, em 2020, já não haverá coligações na disputa para o cargo de vereador, devendo cada partido registrar seus candidatos de forma isolada. Rogério Medeiros também falou sobre a importância de os partidos respeitarem os percentuais mínimos de candidaturas do gênero minoritário e de aplicação de recursos do fundo partidário em campanhas de mulheres, fazendo referências a decisões recentes do TSE em casos de candidaturas fictícias.

O presidente do TRE dedicou boa parte de sua palestra a uma análise sobre o fenômeno das notícias falsas. Ele destacou os esforços da Justiça Eleitoral no combate às fake news e explicou a preferência pelo uso do termo desinformação. Segundo o desembargador, é uma expressão mais adequada, já que muitas vezes uma notícia rotulada como falsa contém fatos ou declarações reais, mas que são distorcidos ou tirados de contexto, prejudicando a compreensão do público.

Rogério Medeiros ponderou que “não há como evitar que as fake news apareçam”, por isso, reforçou a recomendação de que as pessoas sempre chequem a veracidade das informações que recebem antes de compartilhá-las, fazer uma escolha ou tomar uma atitude. Quando houver dúvidas especificamente sobre o processo de votação, o desembargador sugeriu que os cidadãos consultem na internet a página do Programa de Enfrentamento à Desinformação, mantida pelo TSE.

O evento na Câmara Municipal de Ponte Nova também contou com uma palestra do senador Antonio Anastasia (PSDB) sobre “Administração Pública na atualidade”.

Biometria

Na manhã do dia 11, o presidente do TRE-MG visitou a Central de Atendimento ao Eleitor em Ponte Nova. Ele conversou com os servidores e juízes das zonas eleitorais 224 e 225 sobre os bons resultados no recadastramento biométrico dos eleitores de seis municípios da região. A revisão biométrica em Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado terminou no dia 10 de outubro, com mais de 80% dos eleitores recadastrados. Em Acaiaca e Oratórios, a revisão termina em 17 de dezembro de 2019. Em Barra Longa e Guaraciaba, o prazo vai até 21 de fevereiro de 2020. Confira todas as informações sobre a biometria em Minas Gerais no site do TRE.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido