Juiz Itelmar Raydan toma posse como membro titular da Corte Eleitoral

Ele ocupa a vaga deixada pelo juiz João Batista Ribeiro, que tomou posse como membro substituto

Solenidade de posse do juiz federal Itelmar Raydan como membro titular da Corte eleitoral, no di...

O magistrado Itelmar Raydan Evangelista tomou posse na tarde desta quarta-feira (2) como juiz titular da Corte Eleitoral mineira, na classe de juiz federal. Ele vai assumir a vaga do juiz João Batista Ribeiro, que também tomou posse na mesma ocasião, como membro substituto.

O desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente da Corte em exercício, saudou o novo integrante do Tribunal em nome dos demais membros, destacando que ele “muito contribuirá com sua grande experiência, capacidades humanas e intelectuais, equilíbrio e perspicácia”. Também o cumprimentaram o procurador eleitoral, Ângelo Giardini, e, em nome dos juízes federais, o juiz André Prado de Vasconcelos, diretor do Foro da Justiça Eleitoral em Minas Gerais.

O novo integrante da Corte agradeceu a todos os presentes e dedicou, emocionado, o ato de posse a seu pai, que, com 81 anos, enfrenta problemas de saúde e, por isso, não pôde comparecer à cerimônia. Ele classificou a nova função como de “elevada responsabilidade”, pois entende ser a Corte Eleitoral “guardiã da verdadeira democracia”, considerada “o porto seguro para a efetivação de direitos”.

Compareceram também à posse, o promotor de justiça Edson de Resende Castro, representando o Ministério Público Estadual, o vice-prefeito de Ouro Branco, Celso Roberto Vaz, vários juízes federais, entre outras autoridades, além de amigos e familiares do empossado.

Trajetória

O juiz federal Itelmar Raydan Evangelista nasceu na cidade mineira de São Pedro do Suaçui. É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduado em Direito Tributário pela Fundação Universidade de Itaúna.

Iniciou sua carreira como servidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 1990. Também desempenhou as funções de Assessor do Procurador Regional Eleitoral e de Procurador Autárquico Federal em Minas Gerais.

Em 1997, ingressou na magistratura federal em Belo Horizonte, onde atua até apresente data, sendo titular da 20ª Vara Federal Cível desde 2000.

Por três ocasiões foi convocado a exercer, em substituição ou auxílio, o cargo de Desembargador Federal, no Tribunal Regional Federal, em Brasília, nos períodos de 2002 a 2007, de 2009 a 2013 e de 2016 a 2017. Também esteve na Direção do Foro da Justiça Federal - Seção Judiciária de Minas Gerais, no biênio 2010-2012.

No TRE/MG integrou a Corte Eleitoral como membro substituto, na classe juiz federal, no biênio 2017-2019.

Posse de membro substituto

Também na sessão desta quarta-feira (3), o juiz João Batista Ribeiro deixou a titularidade na classe de juiz federal e tomou posse como membro substituto.

Natural de Curvelo/MG, João Batista Ribeiro formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas/MG em 1983. Exerceu a advocacia até ingressar na magistratura federal em 1995 e hoje é titular da 5ª Vara de Belo Horizonte. Foi Diretor do Foro da Seção Judiciária Federal no biênio 2009/2010.

Composição

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros efetivos, sendo dois desembargadores e dois juízes de direito do TJMG, um juiz federal e dois juízes da classe dos advogados. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido