PJe chega a mais 770 municípios mineiros no dia 26 de novembro

Etapas de implementação do PJe na 1ª instância seguem cronograma definido pelo TSE

A partir de 26 de novembro, 259 zonas eleitorais mineiras, que abrangem 770 municípios, passam a utilizar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) de forma obrigatória para a propositura e tramitação de novas ações na primeira instância. Entre esses municípios, estão locais como Barbacena, Contagem, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora e Patos de Minas. Confira a lista completa no anexo da Resolução TRE nº 1112/2019.

O PJe permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica, tornando a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável. O sistema fica disponível ininterruptamente, com exceção dos períodos reservados para a manutenção programada. Para utilizar o Processo Judicial Eletrônico, cada usuário deve possuir um certificado digital emitido por entidade certificadora credenciada e o respectivo dispositivo criptográfico portável, mais conhecido como token ou smartcard.

Usuários sem o certificado digital podem obter o acesso mediante cadastro presencial, mas navegam com uma série de restrições, como a impossibilidade de assinar petições ou documentos incluídos no sistema e de registrar a ciência de expedientes encaminhados eletronicamente. O sistema permite, ainda, a consulta pública de processos, sem necessidade de cadastro.

Esta é a terceira etapa da implementação do PJe na 1ª instância da Justiça Eleitoral mineira.  Na primeira fase, em agosto deste ano, as 18 zonas eleitorais de Belo Horizonte começaram a utilizar o Processo Judicial Eletrônico. Na segunda, em outubro, 11 zonas eleitorais, que abrangem 22 municípios, aderiram ao sistema. Os últimos 60 municípios, cobertos por 16 ZEs, passarão a usar a ferramenta de forma obrigatória em 17 de dezembro. Os grupos de municípios e o cronograma com as datas de início da operação foram definidos pelo TSE, com base na capacidade de conexão à internet disponível em cada localidade. Confira as informações detalhadas na Resolução TRE nº 1112/2019.

A utilização do PJe no TRE-MG começou na segunda instância em outubro de 2017. Nas Eleições 2018, todos os feitos tramitaram na Corte Eleitoral mineira de forma eletrônica. Nas eleições municipais de 2020, todos os processos relativos ao pleito também tramitarão na plataforma.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido