Presidente do TRE inaugura nova sede dos cartórios eleitorais de Ponte Nova

Novo local tem seis guichês, com possibilidade de instalação de mais dois

Inauguração do cartório eleitoral de Ponte Nova em 15/03/2019.
Foto: Câmara Municipal de Ponte ...

O presidente do TRE, desembargador Pedro Bernardes, inaugurou na manhã desta sexta-feira (15) a nova sede dos cartórios de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira. Em seu discurso, o desembargador ressaltou que o imóvel vai proporcionar melhorias na qualidade de trabalho para os servidores e no atendimento aos eleitores de Ponte Nova e dos outros seis municípios que integram as Zonas Eleitorais (ZEs) 224 e 225, unificadas no novo espaço.

“A partir de agora aqui teremos um bom espaço para a guarda das urnas eletrônicas no período eleitoral e para os arquivos, além de uma excelente área para o atendimento aos eleitores. Tal espaço vai facilitar bastante o trabalho dos servidores também no que diz respeito ao alistamento biométrico, especialmente neste momento em que a atualização dos cadastros está sendo realizada em todos os demais municípios que integram as zonas eleitorais de Ponte Nova”, disse o desembargador. Ponte Nova foi uma das primeiras mineiras a passar por revisão biométrica, em 2009. 

Ao atender a imprensa local, o presidente do TRE destacou que o cartório é por onde começa o processo eleitoral e defendeu a lisura do processo eleitoral proporcionada pelo voto eletrônico e pela biometria. 

Pronunciamentos

O juiz Bruno Henrique Tenório Taveira, titular da 224ª ZE, agradeceu ao presidente do Tribunal e sua equipe pela rapidez na viabilização da nova sede para os cartórios locais e destacou a "impressionante capacidade do quadro de servidores da Justiça Eleitoral e daqueles cidadãos que diretamente contribuem para o seu sucesso".

Já o juiz da 225ª ZE, José Afonso Neto, destacou a importância da Justiça Eleitoral como instrumento para garantir que a cidadania seja mais efetiva, apesar das tentativas de desvios no sentido contrário.

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo, Wagner Mol Guimarães, agradeceu a melhoria nas condições de acesso ao cidadão proporcionada pela Justiça Eleitoral. “A prefeitura está à disposição para parcerias com o Poder Judiciário”, disse.

O diretor-geral do TRE, Adriano Denardi, pediu a palavra para homenagear o senhor José de Assis Zoqbi, de 80 anos, presente no evento, que colabora com a Justiça Eleitoral desde 1958, inicialmente como mesário e depois como membro da Junta Eleitoral.

Também estiveram presentes na solenidade o juiz da Corte Eleitoral Nicolau Lupianhes; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Ana Maria Ferreira Proença e a presidente da OAB Subseção Ponte Nova, Maria da Glória Rodrigues Cunha Carneiro, que homenageou o desembargador Pedro Bernardes, que foi juiz na Comarca na década de 90, com uma placa. Participaram ainda do evento prefeitos e vereadores das cidades que integram as duas zonas eleitorais.

Imóvel

O imóvel – localizado na avenida Francisco Vieira Martins, 400, bairro Palmeiras – tem uma área de 291,36 m², foi cedido ao TRE pela União e fica próximo do anterior. É acessível no nível da loja, sendo ligado à sobreloja por escada. Há banheiros para pessoas com dificuldade de locomoção.

A nova sede atenderá, além dos 43.630 eleitores de Ponte Nova, o eleitorado das cidades de Acaiaca, Barra Longa, Guaraciaba, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Oratórios.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido