Justiça Eleitoral moderniza seus portais para aprimorar experiência do usuário

Além do visual remodelado, alterações facilitam a navegação e a interatividade do usuário.

Os sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais estão de cara nova. Com layout mais moderno e intuitivo, o objetivo é melhorar a experiência e o acesso do usuário às informações de seu interesse. A mudança começou no dia 25 de maio e ainda está sendo finalizada, por isso, alguns conteúdos ainda não estão disponíveis e ajustes serão feitos nos próximos dias.
O novo espaço virtual foi criado pela equipe de Conteúdos Digitais da Assessoria de Comunicação do TSE, a partir de demandas apresentadas pelos usuários do site e de resultados de diferentes pesquisas de opinião realizadas nos últimos anos. Os portais foram aprimorados com ferramentas que facilitam a navegação, a visualização, a interatividade e a usabilidade, além de apresentarem um novo visual de cabeçalho, menu, janelas, banners e rodapé. As inovações focam na melhoria da experiência do usuário e na premissa de que a boa informação prepara a sociedade para exercer a cidadania e participar mais ativamente do processo democrático.

O bloco de Serviços, área mais acessada, manteve as mesmas funcionalidades, mas ganhou um visual renovado. Agora, ao clicar qualquer uma das opções, abre-se uma caixa de diálogo que permite a consulta e o acesso ao serviço diretamente na página inicial.

Em ofício dirigido aos presidentes dos TREs, a ministra Rosa Weber,  presidente do TSE, destacou que a reformulação das páginas “é apenas a primeira etapa de um processo de mudanças muito mais profundo, sempre objetivando a melhor divulgação de informações”.  No comunicado, a magistrada reconheceu, ainda, a importância dos portais na prestação de serviços aos cidadãos.

Outras novidades

Além da interface mais intuitiva e repleta de funcionalidades, também estão sendo criados novos conteúdos sobre a Justiça Eleitoral em todo o país, com foco exclusivo no eleitor, em linguagem informal, simples e direta. “Nosso objetivo é atender à grande demanda do eleitor por informações acessíveis a respeito da Justiça Eleitoral, da biometria, do título e, principalmente, sobre a segurança do processo eleitoral”, explica Ana Cristina Rosa, assessora-chefe de Comunicação do TSE. O trabalho foi integralmente desenvolvido pelas equipes do TSE, sendo a Assessoria de Comunicação responsável pelo conceito e pelo desenvolvimento em seu núcleo de campanhas, redes e web; e a STI responsável pela implantação.

Na página da biometria no site do TSE, por exemplo, o eleitor de qualquer lugar do Brasil pode encontrar facilmente a informação sobre o procedimento em seu estado. Ao clicar o mapa ou os botões, é apresentado dado específico de cada unidade da Federação, com links para os portais dos respectivos TREs. A página traz ainda uma área dedicada a Perguntas e Respostas, que permite tanto a busca por palavras (digitadas no campo de busca) como a leitura de toda a lista.

Já a antiga área de notícias foi renomeada para Comunicação. O espaço reúne os conteúdos de todas as mídias do Tribunal (notícias, rádio e TV), além de novos links de acesso direto aos perfis das instituições nas principias plataformas de redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, YouTube e Flickr.

 

*Com informações do TSE.

 

Últimas notícias postadas

Recentes