Eleição suplementar em Juatuba é neste domingo

Cerca de 20 mil eleitores voltam às urnas para escolher prefeito e vice

Urna eletrônica

Neste domingo (2), acontecem as eleições suplementares em Juatuba (região metropolitana) para a escolha de prefeito e vice. Serão 20.868 eleitores que voltam às urnas das 8h às 17h. As novas eleições ocorrem em razão da cassação da chapa eleita em 2016, por irregularidades na campanha eleitoral daquele ano.

Os eleitores, candidatos e o público em geral podem acompanhar os resultados parciais da votação, por meio do portal do TSE. Ao acessar a página, selecionar na aba “Eleição” (canto superior esquerdo) qual a eleição suplementar que será consultada. Em seguida, clicar o estado de Minas Gerais no mapa, e selecionar, logo abaixo, o município pesquisado.

São quatro chapas deferidas e que disputarão as novas eleições em Juatuba, sendo duas coligações e dois partidos isolados. Concorrem José de Cássio Barbosa e o vice Pedro Edes Gonçalves Coimbra, pelo PMN, e Leonardo Cristiano de Abreu Ferreira e o vice José Alves Ferreira, pelo PPS. Pela Coligação “Responsabilidade e Experiência: a marca de um novo tempo” (Patriota/PR), concorrem Antônio Adônis Pereira (Patriota) e sua vice Maria Célia da Silva (PR). Jurandir Barroso dos Santos (PP) e vice Maria de Fátima Guimarães Saraiva (MDB), pela Coligação “Oportunidade para Todos” (PP/MDB).

Juatuba tem 59 seções eleitorais, sendo dez de fácil acesso destinada a eleitores com dificuldade de locomoção, espalhadas por 11 locais de votação. Serão utilizadas 59 urnas eletrônicas e mais 16 ficam à disposição para casos emergenciais. Estão convocados 236 mesários para atuar nas mesas receptoras de votos.

Todos os detalhes sobre os candidatos podem ser acessados no sistema Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.

Os eleitores que não puderem comparecer às urnas devem justificar até o dia 1º de agosto de 2019, 60 dias após a eleição. Confira o Calendário Eleitoral (formato PDF) das eleições suplementares em Juatuba.

Valéria Aparecida dos Santos e o vice Alcides Osório da Silva, dirigentes eleitos em 2016, foram cassados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político e econômico na campanha de 2016.

Para dar suporte aos eleitores do município, o serviço Disque Eleitor (148) funcionará no sábado e no domingo das 8 às 18 horas.

Eleições em Sete Lagoas canceladas

No domingo (02) também seriam realizadas eleições suplementares em Sete Lagoas. No entanto, em sessão de terça-feira (28), o TSE reverteu a cassação do prefeito Leone Maciel Fonseca e seu vice, Duílio de Castro Faria. Com isso, as eleições foram canceladas os eleitos em 2016 continuam nos cargos. Entenda.

Eleições suplementares em Elói Mendes, Itabirito, Aguanil e Nova Porteirinha

No dia 7 de julho, os eleitores de Elói Mendes, Itabirito, Aguanil e Nova Porteirinha é que voltam às urnas para eleger prefeito e vice. Em Aguanil, o novo pleito acontece por causa não eleitoral, decorrente da dupla vacância do Executivo Municipal. Nos outros três municípios, a chapa vencedora nas urnas em 2016 foi cassada pela Justiça Eleitoral.

Os candidatos para as eleições suplementares no município ainda não estão definidos. De 29 de maio a 2 de junho os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos. No dia 6 de junho, às 19h, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral. A partir do dia 7 de junho a propaganda eleitoral é permitida.

Confira todos os prazos referentes às eleições suplementares no Calendário Eleitoral (formato PDF) de Elói Mendes, Itabirito, Aguanil e Nova Porteirinha

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido