Processo Judicial Eletrônico será implantado na primeira instância no segundo semestre

Cronograma do TSE prevê a implementação gradual do sistema em todas as zonas eleitorais do País a partir de agosto até dezembro de 2019

Pessoa mexendo em um notebook e a legenda "Processo Judicial Eletrônico"

A Justiça Eleitoral mineira (JE) implementará o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as 304 zonas eleitorais do estado até o fim de 2019, cumprindo a determinação contida na Portaria TSE nº 344/2019, que torna obrigatória a utilização do sistema para proposição e tramitação de todos os processos desde a primeira instância.

A implementação do PJe nas zonas eleitorais de Minas Gerais se dará em cinco etapas, tendo como critério a capacidade de conectividade com a Internet nas localidades. De acordo com o cronograma, as zonas da Capital iniciam a utilização em 20 de agosto.

Em outubro, será a vez das localidades do interior que também dispõem de uma boa capacidade de conexão. No mês seguinte, o PJe será implementado em zonas de médio porte, onde a capacidade de conexão com a Internet gire em torno de 2 MB, e, em novembro, será a vez das zonas que dispõem de pelo menos 1 MB de conexão. Por fim, em dezembro, passarão a operar o PJe as zonas eleitorais de localidades com menor capacidade de comunicação e, ao final do ano, todas estarão utilizando o PJe.

O PJe é um sistema que permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica, tornando a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável. Ele vem sendo implantado gradualmente na Justiça Eleitoral desde 2015, quando começou a ser utilizado inicialmente para a tramitação de algumas classes processuais originárias do TSE. Aos poucos, mais classes foram sendo incluídas, na medida em que o sistema passou a ser utilizado também pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). No TRE MG, teve início em outubro de 2017 e, nas eleições de 2018, todos os feitos tramitaram eletronicamente.

Treinamentos


A capacitação dos operadores do PJe nas zonas eleitorais também está sendo preparada de forma concomitante com a expansão do uso do sistema. Os operadores capacitados se tornarão multiplicadores de conhecimento e serão responsáveis pela disseminação do uso da ferramenta por todas as zonas eleitorais.

Acesse o PJe em nosso portal.


Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido