Comissão de Acessibilidade do TRE-MG realiza ação em torneio paralímpico em BH

Público presente na competição de tênis em cadeiras de rodas será orientado sobre acessibilidade na Justiça Eleitoral

Nesta quinta-feira (25), a Comissão de Acessibilidade do TRE-MG promoverá uma ação da campanha Facilite Seu Voto para eleitores com deficiência durante a 5ª Edição do Butija Wheelchair Tennis Cup, em Belo Horizonte. O evento é um torneio paralímpico de tênis em cadeiras de rodas, que acontece entre os dias 24 e 28 de julho, na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB (Avenida Otacílio Negrão de Lima, nº 11840, bairro Pampulha).

A partir das 13h30, representantes da Comissão de Acessibilidade distribuirão folhetos com orientações para alteração do local de votação para uma seção de fácil acesso. Além disso, os eleitores com deficiência poderão esclarecer dúvidas sobre acessibilidade na Justiça Eleitoral.

A campanha faz parte do Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, instituído pela Resolução 23.381/2012, do Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo do programa é implementar medidas que promovam “o acesso, amplo e irrestrito, com segurança e autonomia de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida no processo eleitoral”, conforme cita o documento.

Seções de Fácil Acesso

As seções de fácil acesso são destinadas às pessoas com dificuldade de locomoção, incluindo idosos ou eleitores com deficiência. Para solicitar a transferência, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral responsável pela seção. Caso necessário, também é possível que o acompanhante do eleitor com mobilidade reduzida altere a seção.

Nas Eleições 2018, a Justiça Eleitoral permitiu também a transferência temporária para uma seção de fácil acesso após o fechamento do cadastro de eleitores, que sempre ocorre no início de maio dos anos eleitorais. É importante ressaltar que esta transferência temporária é válida apenas para a eleição em que foi solicitada. Sendo assim, eleitores com mobilidade reduzida que alteraram o local de votação temporariamente nas Eleições 2018 não estão cadastrados na seção de fácil acesso para o próximo pleito e devem solicitar a mudança definitiva. Para isso, basta comparecer ao cartório eleitoral ou posto da Justiça Eleitoral em que deseja votar portando documento de identificação, comprovante de residência e o título de eleitor (se tiver).

Consulte os locais com seções de fácil acesso no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (148).

Butija Wheelchair Tennis Cup

O evento é produzido desde 2013 pelo treinador mineiro Leonardo Flávio Oliveira, conhecido com Leo Butija. Nesta edição, a competição reunirá mais de 40 atletas, nacionais e internacionais, do tênis em cadeiras de rodas.

Ao todo, serão disputadas quatro categorias. São elas: masculino, feminino simples, quad e junior. Além de oferecer uma premiação de três mil reais para os campeões, o torneio também conta pontos para participação nos Jogos Olímpicos em Tóquio no próximo ano.

Siga-nos no Twitter e no Instagram .

Curta nossa página no Facebook .

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido