Justiça Eleitoral afasta prefeita de Juatuba

O presidente da Câmara assume interinamente a chefia do Executivo até a realização de eleições suplementares

A Justiça Eleitoral comunicou, nesta quarta-feira (27), ao presidente da Câmara Municipal de Juatuba (Região Metropolitana), Jurandir Barroso dos Santos, a decisão proferida pelo TRE mineiro que cassou os mandatos e determinou o afastamento da prefeita Valéria Aparecida dos Santos (PMDB), e do vice-prefeito, Alcides Osório da Silva (PDT), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016.

O documento, assinado pela juíza da 172ª Zona Eleitoral, de Mateus Leme (responsável pelo Município de Juatuba), Karina Veloso Gangana Tanure, determina ao Presidente da Câmara que assuma a Chefia do Poder Executivo Municipal, interinamente, até a posse dos eleitos nas futuras eleições suplementares, e, em seguida, informe ao juízo que assumiu as funções, para fins de controle do cumprimento do acórdão. O novo pleito ainda será marcado pelo Tribunal.

A Corte Eleitoral havia fixado que a execução da decisão que cassou os diplomas do prefeito e do vice e a convocação de novas eleições majoritárias, nos termos do art. 224 do Código Eleitoral, ocorresse após o julgamento de embargos de declaração, que foram apreciados na sessão do dia 20 de fevereiro de 2019, com a manutenção da cassação.

Processo relacionado: RE 97818.

Veja a notícia da cassação da prefeita pelo TRE.

 

Siga-nos no Twitter

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido