Corregedores discutem formas de aprimoramento dos serviços da Justiça Eleitoral

A cerimônia de abertura do 45º Encontro do Colégio de Corregedores foi nessa quinta-feira no Palácio da Justiça, em Belo Horizonte

Abertura do 45º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, no Palácio da Justiça,...

Acompanhe as fotos na página do TRE no flickr.

Em cerimônia realizada nessa quinta-feira (21) no Palácio da Justiça (antiga sede do TJMG), em Belo Horizonte, foi aberto o 45º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil. A solenidade foi presidida pelo desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais e corregedor do TRE-SP.

O encontro, que termina nesta sexta-feira (22), reúne os corregedores eleitorais e representantes das corregedorias de todo o país, com o objetivo de buscar o aprimoramento dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral e de tratar da iminente implantação do PJe na primeira instância, além de avaliar o impacto das eleições de 2018 na Justiça Eleitoral.

O presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais, desembargador Waldir Campos Júnior, ressaltou que o Colégio de Corregedores, criado em abril de 2000, sempre buscou o debate jurídico, o aperfeiçoamento da atividade judicial e o compartilhamento das práticas. Disse ainda que o Encontro discutirá temas relevantes para a Justiça Eleitoral e, principalmente, para os trabalhos das corregedorias eleitorais, com destaque para as ocorrências das eleições de 2018, com intuito de demonstrar ao eleitor a seriedade, certeza e segurança do sistema eletrônico de votação. Afirmou, ainda, que “é uma honra inestimável estar presidindo esta solenidade”.

O corregedor regional eleitoral do TRE-MG, desembargador Rogério Medeiros, saudou os presentes, afirmando a alegria de sediar o encontro e a satisfação de apresentar Minas e as Gerais a todos os presentes. Também ressaltou a importância do evento para a troca de experiências e para a evolução da Justiça Eleitoral.

Palestra de abertura

O procurador da República José Jairo Gomes, que atua como procurador regional eleitoral no TRE-DF, fez a palestra de abertura do encontro e falou sobre “Candidaturas Natimortas e a Proteção do Patrimônio Público". José Jairo é autor de diversas obras na área do direito eleitoral e civil.

O palestrante expôs o seu pensamento com relação às candidaturas que, sabidamente, estão fadadas ao indeferimento (exemplo: candidato com direitos políticos suspensos em razão de sentença penal transitada em julgado; candidato que não completará idade mínima antes do pleito), porém, por questões legais, podem concorrer na condição de sub judice, com possibilidade de recebimento de verbas públicas para a campanha (Fundo Partidário ou Fundo Especial de Financiamento de Campanha).

No seu entender, poderíamos prevenir o “desperdício de dinheiro público”, por meio de medidas judiciais que pudessem, ainda em sede de tutela provisória, impedir o pretenso candidato de receber benefícios públicos, impondo que os gastos de campanha do candidato natimorto se dessem com recursos próprios.

Medalha

Durante a cerimônia, o presidente do TRE-SP, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, foi agraciado com a Medalha “Guerreira Maria”, instituída em 2018 com o objetivo de agraciar magistrados, personalidades, servidores e instituições que, por seus préstimos, tenham o reconhecimento do Colégio de Corregedores. A medalha reverencia a memória da baiana Maria Felipa de Oliveira, que participou da luta contra os portugueses pela independência em 1822, em Itaparica/BA, liderando um grupo de 200 pessoas, composto por índios e mulheres. Em 26 de julho de 2018, Maria, que era descendente de negros escravizados vindos do Sudão, foi declarada Heroína da Pátria Brasileira pela Lei Federal nº 13.697.

Também participaram da cerimônia o vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela, representando o presidente da instituição; o vice-presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais e corregedor do TRE do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha; o ministro aposentado Carlos Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, e todos os juízes da Corte Eleitoral mineira.

Sexta-feira

Na programação desta sexta-feira, estão previstas palestras sobre as urnas eletrônicas e sua história, com o ministro Carlos Velloso, e sobre eleições e inovações tecnológicas na América Latina, com o desembargador Waldir de Campos Júnior. O professor Rodolfo Viana Pereira, que é doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra, vai tratar do assunto Internet, eleições e discurso de ódio. Haverá ainda uma apresentação sobre a implantação do Processo Judicial Eletrônico na primeira instância, por parte da assessora do TSE Simone Batalha.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.
 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido