Agendamento está disponível em todos os municípios

O procedimento não será obrigatório ao eleitor e interessados podem ser atendidos por ordem de chegada

A partir de 05 de fevereiro, os eleitores de todos os municípios de Minas poderão utilizar o sistema de agendamento da Justiça Eleitoral para marcar um atendimento. O objetivo é facilitar o amplo acesso do cidadão ao atendimento do TRE-MG e buscar garantir mais ordem, presteza e qualidade nos serviços ao eleitor, de acordo com a Corregedoria Regional Eleitoral, que determinou a ampliação da utilização do sistema.

O agendamento pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148). Ao agendar o atendimento, o eleitor escolhe o dia e horário mais adequados para ir ao cartório, posto ou central de atendimento, sem se preocupar com eventuais filas. Fazendo o procedimento no site, é importante que o eleitor digite corretamente os seus dados pessoais e endereço de e-mail.

Mesmo com a possibilidade de agendamento, todas as unidades de atendimento do TRE devem manter pelo menos um guichê para atender os eleitores por ordem de chegada. No entanto, os eleitores que não agendarem estarão sujeitos a ter que enfrentar maior espera.

Depois de agendar o atendimento, basta comparecer ao local escolhido no dia e horário marcados, levando documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. Confira aqui todas as informações para cada tipo de atendimento.

A possibilidade de agendar o atendimento já é adotada pela Justiça Eleitoral mineira desde 2009, tendo sido, até agora, facultado ao cartório responsável a sua adoção ou não em determinado município. Com o avanço da biometria, o agendamento passou a ser usado cada vez mais pelos cartórios envolvidos com o processo. As grandes cidades de Minas também já adotavam esse procedimento nos últimos anos. A novidade é que agora foi padronizado que todos os 304 cartórios eleitorais do estado devem proporcionar ao eleitor essa possibilidade de agendar.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido