Justiça Eleitoral vai reforçar atendimento em Santa Luzia

Em visita à cidade, presidente do TRE anunciou que vai priorizar as áreas com menor índice de biometria

Visita do presidente a Santa Luzia no dia 1º/12/2019

Nesta segunda-feira (02), o desembargador Rogério Medeiros, presidente do TRE-MG, foi a Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar os trabalhos de revisão biométrica no município. Ele anunciou que o Tribunal está estudando alternativas para ampliar o atendimento na região do São Benedito, onde o índice de recadastramento está mais baixo. 

O primeiro compromisso do desembargador foi uma reunião com o prefeito e o vice de Santa Luzia, Christiano Xavier e Pastor Sérgio. Rogério Medeiros agradeceu o apoio da Prefeitura, que está ajudando na divulgação do recadastramento biométrico e cedeu funcionários e estagiários para colaborar no atendimento ao eleitor. O presidente do TRE aproveitou a oportunidade para falar sobre a preocupação em informar corretamente os cidadãos a respeito do processo eleitoral e tentar evitar que eles sejam influenciados por desinformação e notícias falsas.

Esse tema e o pedido de apoio ao recadastramento biométrico também foram debatidos em reunião na Câmara Municipal (foto). Os vereadores se mostraram preocupados com os prejuízos aos eleitores que não fizerem a biometria e tiverem o título cancelado, pois, além de não votarem nas próximas eleições, poderão ter restrições junto a outras entidades públicas que exigem a quitação eleitoral (para concursos, emissão de documentos e concessão de financiamentos, por exemplo). O desembargador Rogério Medeiros aproveitou ainda para conversar com os vereadores sobre uma das principais mudanças na legislação para as eleições municipais de 2020, que é o fim das coligações para a disputa de cargos em eleições proporcionais.

No final da manhã, o presidente do TRE se reuniu com os chefes de cartório e as juízas responsáveis pelas zonas eleitorais 246ª e 312ª. Durante o encontro, eles conversaram sobre possíveis estratégias a serem desenvolvidas para fomentar o recadastramento biométrico em Santa Luzia, como a expansão de atendimentos itinerantes na região do São Benedito.

O prazo para a revisão biométrica em Santa Luzia termina em 21 de fevereiro de 2020. Dos 159.461 eleitores do município, 98.817 já fizeram o recadastramento, o que equivale a 61,97% (dados atualizados em 02/12).

Na próxima segunda-feira (09), o desembargador Rogério Medeiros fará uma visita a Ibirité, que também passa pela revisão biométrica e tem prazo até 21 de fevereiro para o comparecimento do eleitor.

Atendimento

Atualmente, Santa Luzia conta com três endereços de atendimento, que funcionam de segunda a sexta-feira:

Local

Horário

Central de Atendimento ao Eleitor:
Praça Getúlio Vargas, 61 – São João Batista

10h às 18h

Sede da 246ª ZE:

Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho, 270/lj 03 – bairro Camelos

12h às 18h

Sede da 312ª ZE:

Av. Brasília, 1.067 – São Benedito

10h às 18h

Até o dia 12 de dezembro os eleitores poderão procurar o posto de atendimento itinerante instalado na Escola Municipal Professora Síria Thedit. A escola fica na Rua José Sieiro Barreto, 182-200,no Conjunto Cristina e o atendimento é realizado das 12h às 18h.

O eleitor deve comparecer a um dos locais de atendimento com documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. Não são aceitos a carteira de habilitação e o novo passaporte. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).

O atendimento pode ser por ordem de chegada ou agendado. O agendamento pode ser feito  no site do TREou pelo Disque-Eleitor (telefone 148).

Confira todas as informações sobre a biometria em Minas Gerais no site do TRE-MG.

*Atualizada em 9/12, às 17h07.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido