TRE adere à Campanha Lacre do Bem

Iniciativa promove o recolhimento de lacres de alumínio para compra de cadeira de rodas

Sdcam

Nesta segunda-feira (2), 63 unidades da Justiça Eleitoral mineira , no interior e na capital, começam a funcionar como pontos de coleta de lacres de latinhas de alumínio que serão usados para a compra de cadeiras de rodas. A iniciativa integra a Campanha Lacre do Bem, que o TRE aderiu, após realização de uma pesquisa interna, em outubro deste ano.

Em cada uma das unidades participantes, está disponível ao público interno e externo uma garrafa pet onde podem ser depositados os lacres. Quando houver o enchimento completo do recipiente, o TRE providenciará o envio à Lacre do Bem , entidade responsável pela Campanha.

Para aquisição de uma cadeira de rodas são necessárias 140 garrafas pet de dois litros cheias, o que corresponde a 352 mil lacres. A Lacre do Bem faz a separação manual dos lacres, armazena e transporta até a indústria de reciclagem, onde eles são vendidos. O dinheiro arrecadado é usado na compra das cadeiras que beneficiam pessoas carentes ou entidades filantrópicas, cadastradas junto à instituição. Atualmente, existe uma lista de espera com 140 pedidos.

A Seção de Gestão Sustentável, setor do TRE encarregado do projeto, destaca a importância da Campanha, que promove a sustentabilidade no seu viés ambiental e social: “haverá a melhoria da qualidade de vida e promoção da inclusão das pessoas com deficiência física nos diversos setores da sociedade”. Em Belo Horizonte, as três centrais de atendimento próprias da Justiça Eleitoral, nos bairros Lourdes, Barreiro e Venda Nova, estão funcionando como pontos de coleta.

Sustentabilidade no TRE

A ideia de adesão ao Lacre do Bem surgiu em uma das reuniões da Rede Sustenta Minas, da qual o TRE faz parte. A Rede consiste em um Comitê de Trabalho Interinstitucional que tem por objetivo o estabelecimento de cooperação técnica entre órgãos públicos do estado de Minas Gerais, tais como Ministério Público, o Tribunal de Justiça e as Justiças Federal e do Trabalho. Com reuniões periódicas, a Rede Sustenta Minas realiza o intercâmbio de experiências e informações, além de implementar programas e ações de responsabilidade socioambiental.

Um dessas ações, por exemplo, é o Plano de Logística Sustentável (PLS), um instrumento instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca acompanhar as práticas de sustentabilidade e racionalizar os gastos públicos em todo o Poder Judiciário. Dessa forma, o TRE é constantemente monitorado em relação ao uso de papel, copos descartáveis, veículos e combustível, telefonia, entre outros -  dados esses que estão disponíveis em infográficos no site do CNJ . São esse números que subsidiam as políticas de melhoria no TRE, previstas no PLS, que estabelecem metas, prazos de execução e mecanismos de avaliação de resultado.

Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido