Evento vai discutir o impacto das notícias falsas na vontade dos eleitores

O primeiro debate do projeto Terceiro Turno será no dia 26 de abril, às 17h

TRE-MG - terceiro-turno

A primeira edição de 2019 do projeto 3º Turno promoverá um debate sobre O impacto das fake news na vontade do eleitor. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site do TRE. O evento será realizado no dia 26 de abril, das 17h às 19h, no auditório do Tribunal (Avenida Prudente de Morais, 320, em BH). Os palestrantes são o doutor em Direito do Estado Diogo Rais Rodrigues Moreira e o doutor em Filosofia Marco Antônio Sousa Alves.


Diogo Rais Rodrigues Moreira é mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC-SP e professor de direito eleitoral do Instituto Mackenzie e da pós graduação da FGV. Nos últimos anos, se dedicou aos temas fake news e  "internet e eleições". Atuou como coordenador dos livros “Fake News: a conexão entre a desinformação e o direito” e “Direito Eleitoral Digital”.

Marco Antônio Sousa Alves é mestre e doutor em Filosofia pela UFMG, professor de Teoria e Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da UFMG e coordenador do Grupo de Estudos em Sociedade da Informação e Governo Algorítmico (SIGA), que trabalha no momento o tema das fake news. Foi pesquisador-bolsista de pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG entre 2014 e 2017, com pesquisa sobre “Internet, cibercultura, novas tecnologias de poder e posições-sujeito: para um diagnóstico da atualidade”. Desenvolve atualmente na UFMG um projeto de pesquisa sobre “A governamentalidade algorítmica: novas tecnologias de poder e novos desafios jurídicos”.

O projeto 3º Turno, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral, tem a proposta de apresentar aos magistrados, promotores, advogados, servidores e estudantes importantes temas jurídicos, especialmente relacionados ao processo político eleitoral. Em 2019, pretende discutir de forma crítica e aprofundada as perspectivas do sistema político-eleitoral brasileiro.

A carga horária de cada encontro é de duas horas e os palestrantes, debatedores e participantes receberão certificado. Todos os debates são gravados e exibidos na TV Assembleia.Os interessados em apresentar seus trabalhos no 3º Turno devem entrar em contato com a Seção de Pesquisa e Cidadania da Escola Judiciária Eleitoral, pelo e-mail sepec@tre-mg.jus.br ou pelos telefones (31) 3307-1575 e 3307-1657. É importante lembrar que os interessados devem ser magistrados, promotores, advogados ou servidores públicos que tenham desenvolvido trabalhos de pós-graduação, mestrado ou doutorado ou que tenham publicado estudos sobre temas relacionados ao processo eleitoral.

Siga-nos no Twitter.
Curta nossa página no Facebook.

Últimas notícias postadas

Recentes