TRE promove auditoria em três urnas do primeiro turno para atestar confiabilidade do sistema eletrônico de votação

O procedimento acontecerá no próximo sábado (20) e será aberto ao público

No próximo sábado (20), a partir das 8h, o TRE realizará auditoria em três urnas eletrônicas que foram utilizadas no primeiro turno das eleições. Será na Avenida Prudente de Morais, nº. 320, 1º andar, bairro Cidade Jardim). O procedimento extraordinário foi determinado em razão de pedidos apresentados pelo Ministério Público Eleitoral com relação às urnas utilizadas na 380ª seção da 319ª Zona Eleitoral de Betim (que estava na Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro) e na 28ª seção da 248ª Zona Eleitoral de Santa Rita do Sapucaí (que funcionou na Escola Estadual Doutor Delfim Moreira). Além disso, será feito também o procedimento na urna da 134ª seção da 33ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte (que funcionou na Escola Estadual Bueno Brandão, na Savassi), com base em reclamações feitas por eleitores. 

O objetivo da auditoria é comprovar o correto funcionamento da urna eletrônica e também a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação. “O procedimento será feito diante da necessidade de garantir a lisura e legitimidade das eleições, principalmente para esclarecimento dos cidadãos quanto à confiabilidade das urnas eletrônicas”, entendeu o corregedor regional eleitoral, desembargador Rogério Medeiros. O edital tornando pública a auditoria, assinado pelo presidente do Tribunal, desembargador Pedro Bernardes, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quarta-feira (17).

A auditoria segue procedimentos para reproduzir a votação e a utilização das urnas nos mesmos moldes do primeiro turno e as urnas receberão os mesmos números de votos que foram registrados originalmente em cada uma delas. O evento é aberto ao público interessado que poderá visitar o ambiente da auditoria conforme a ordem de chegada ao local. Haverá explicações técnicas aos presentes em dois horários ao longo do dia: às 10h30 e às 15h30. Participarão representantes do Ministério Público, da Polícia Federal, de partidos políticos e coligações, de entidades representativas da sociedade e os juízes eleitorais das respectivas zonas eleitorais. Também foram chamados os eleitores que formalizaram registros de ocorrências, junto à Polícia Militar, relativas ao funcionamento dessas três urnas.


Entenda a auditoria
 

Nas urnas eletrônicas auditadas, será feita uma "simulação" da votação oficial, a partir de “cédulas” impressas com os registros digitais dos votos (RDV) da votação original de cada uma das seções eleitorais. Os votos contidos nas cédulas utilizadas na simulação refletem o quantitativo de votos dados a cada candidato no dia da votação. A simulação da votação terá seus procedimentos filmados continuamente. 

A condução dos trabalhos ficará sob a responsabilidade da Comissão de Auditorias do Sistema Eletrônico de Votação, presidida, na ocasião, pela juíza auxiliar da Presidência do TRE, Roberta Fonseca. O procedimento extraordinário, que terá apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE, está regulamentado na Portaria nº 017/2018 da Corregedoria Regional Eleitoral, também publicada no DJE desta quarta-feira (17). 

Procedimentos de auditorias em urnas utilizadas no primeiro turno estão sendo feitosem outros TREstambém, como Paraná e São Paulo.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

Demandas de imprensa devem ser enviadas para sejor@tre-mg.jus.br ou para o WhatsApp (31) 99555-5927.
Telefones: (31) 3307-1917 / 3307-1174 / 3307-1175

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido