Prazo para votar em trânsito no 2º turno terminou em agosto

Prazo para se habilitar para voto em trânsito tanto no 1º quanto no 2º turno terminou no dia 23 de agosto

Só poderão votar em trânsito no dia 28 de outubro, 2º turno das Eleições 2018, os eleitores que se habilitaram perante a Justiça Eleitoral entre 17 de julho e 23 de agosto. Este foi o prazo para que os eleitores se transferissem temporariamente para, dentre outras situações, votar fora de seu domicílio eleitoral. Aqueles que perderam o prazo de inscrição para voto em trânsito e não estarão em seu domicílio eleitoral no dia do 2º turno deverão justificar a ausência às urnas.

Os eleitores que votaram em trânsito no 1º turno e também votarão em trânsito no 2º turno, na mesma cidade, votarão na mesma seção eleitoral. Aqueles que votarão em trânsito apenas no 2º turno devem conferir com antecedência para qual seção eleitoral foram destinados, já que no ato do cadastro dessa transferência isso não foi informado ao eleitor. Para checar as informações, o eleitor pode acessar o site do TRE, baixar o aplicativo e-Título ou ligar no Disque-Eleitor (148). O ideal é que os eleitores façam isso o quanto antes, já que os sites da Justiça Eleitoral e o Disque-Eleitor costumam ficar congestionados com a proximidade do dia da votação.

O eleitor que se inscreveu para votar em trânsito, mas mudou de planos e estará em seu domicílio eleitoral no dia da eleição, não poderá votar na sua seção eleitoral original, já que, no cadastro da Justiça Eleitoral, ele está temporariamente habilitado para votar, naquele determinado turno, fora de seu domicílio eleitoral, na cidade específica que ele escolheu quando se habilitou. A mesma coisa acontece com aquele eleitor que, apesar de não estar em seu domicílio eleitoral, estiver em cidade diferente daquela escolhida para votar em trânsito. Nos dois casos, o eleitor deverá justificar a ausência às urnas.

No total, 11.741 eleitores mineiros se cadastraram para votar em trânsito no 2º turno. Esses eleitores votarão em alguma capital ou município com mais de 100 mil eleitores do país. Em Minas, BH e as 17 cidades com mais de 100 mil eleitores devem receber 3.284 eleitores de outros estados no dia do 2º turno.


Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido