Eleitores poderão acompanhar de perto etapas importantes do segundo turno das Eleições 2018

Estão abertas inscrições para visitas guiadas aos ambientes de geração de mídias, carga das urnas, sorteio de urnas para auditorias e realização de auditorias

ilustração para notícia sobre visitas guiadas aos procedimentos da urna

Foram abertas, nesta quarta-feira (17), inscrições para os interessados em participar de visitas guiadas aos ambientes onde serão feitas a geração de mídias, preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno, sorteio de urnas para procedimentos de auditoria, auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas e auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas (que é feita no dia do pleito). O objetivo das visitas é oferecer aos cidadãos que não são vinculados a entidades que já acompanham os processos a oportunidade de verificar de perto a transparência e segurança dessas etapas do processo eleitoral.

Qualquer pessoa pode participar. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site do TRE-MG. O acesso aos ambientes só será possível para quem se inscrever, e os grupos de visitantes serão acompanhados por servidores do Tribunal. Confira abaixo uma breve explicação sobre cada procedimento.

Geração de mídia – segundo turno - a cerimônia de geração das mídias de resultado do segundo turno acontece nos cartórios eleitorais e se refere à importação, para dispositivos móveis (como pen drives), do arquivo responsável pela atualização dos dados dos candidatos que concorrerão ao pleito, para a posterior preparação das urnas.

Preparação das urnas – segundo turno - a preparação das urnas eletrônicas é o momento de inserção da mídia de resultado de segundo turno nas urnas eletrônicas para atualização dos dados, realização de autoteste e lacração do drive da mídia de resultado.

Sorteio de urnas para auditoria que é feita no dia do segundo turno - a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realiza o sorteio das seções que serão auditadas no dia da eleição, tanto no que se refere à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas quanto à auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas.

Auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas – antes do início da votação no segundo turno, será feito um procedimento de verificação dos hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados, para checagem se são os mesmos assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, ocorrida no TSE.

Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas – dia do segundo turno - essa auditoria simula uma votação oficial e acontece simultaneamente ao pleito, no dia da eleição. Ao longo do dia, cada voto registrado em cédulas de papel por representantes dos partidos é apresentado aos fiscais, e, em seguida, é digitado em um sistema de controle e replicado na urna eletrônica. Ao final do dia, é feita a apuração das cédulas de papel e apurado o resultado com os boletins impressos pelas urnas sorteadas.

Várias entidades importantes, como o Ministério Público, a OAB e os partidos políticos, já são convidados para acompanhar esses procedimentos e, neste ano, o TRE decidiu abrir para que cidadãos interessados também possam ver de perto o trabalho realizado e comprovar a segurança do processo eletrônico de votação. 

 

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido