Campanha Eleições Sustentáveis: mais de onze toneladas de material de propaganda serão recicladas

Candidatos, partidos e coligações entregaram as sobras de santinhos, panfletos e adesivos e outros materiais a cooperativas de reciclagem

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais realizou, em 2018, a campanha Eleições Sustentáveis, com o objetivo de sensibilizar candidatos, partidos e coligações a darem destinação correta às sobras de material de campanha. Após a realização do pleito,  o resultado foi considerado muito positivo: foram entregues 11 toneladas de santinhos, panfletos, adesivos e outros tipos de material.

 

Todo o material foi encaminhado a associações ou cooperativas de trabalhadores de materiais recicláveis durante e após o período eleitoral, inclusive no dia das eleições. O Tribunal fez uma parceria com algumas organizações em todo o estado de Minas Gerais, que receberam as doações e darão destinação correta aos materiais. O projeto foi coordenado pela Seção de Gestão Sustentável do Tribunal.

 

Em Belo Horizonte, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) também se preocupou em dar destinação correta ao material recolhido nas ruas. No dia 07 de outubro, quando aconteceu o primeiro turno das Eleições 2018, a SLU recolheu cerca de 54 toneladas de lixo eleitoral na capital mineira. Esse material também está sendo encaminhado a cooperativas de reciclagem, com exceção do que estava sujo ou molhado.

 

Eleições anteriores

 

Nas últimas eleições gerais, em 2014, candidatos, partidos e coligações entregaram espontaneamente, em todo o estado, cerca de 7,5 toneladas de material de campanha, incluindo cavaletes, cartazes, adesivos e santinhos. Em 2016, a entrega espontânea de material, em Belo Horizonte, totalizou 200 quilos de santinhos e 20 quilos de adesivos. Quem recebeu o material foi a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de Belo Horizonte (Coopemar).

 

Veja mais sobre a iniciativa do TRE neste ano.

 *atualizada em 06/11/2018

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Últimas notícias postadas

Recentes