Processo Judicial Eletrônico passa a ser obrigatório no TRE

PJE garante a confiabilidade do processo judicial mediante o uso da certificação digital

O Processo Judiciário Eletrônico, já adotado no TRE de Minas desde o dia 31 de outubro, passará a ser obrigatório a partir do dia 31 deste mês para o protocolo e a tramitação de todos os documentos e processos das classes processuais que sejam da competência originária do Tribunal.

Os processos iniciados em primeira instância, no âmbito das Zonas Eleitorais, e os que já estão em trâmite no Tribunal utilizando o meio físico (papel) seguirão normalmente dessa forma. Ainda não há prazo para a adoção do sistema nas Zonas Eleitorais.  

A implantação do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi regulamentada pela Resolução 1.054, publicada no dia 27 de outubro e segue os padrões e o cronograma estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral para a implantação do PJe na Justiça Eleitoral de todo o país.

O acesso ao PJe é feito com a utilização de assinatura ou certificação digital. O cadastramento de usuário externo com assinatura digital é feito pelo próprio sistema, pela simples identificação do usuário através de seu certificado digital e pelo preenchimento do formulário eletrônico por ocasião da primeira utilização, disponibilizado no portal de acesso ao PJe.

Durante o horário de expediente, o Tribunal manterá, na sala da OAB, equipamento à disposição das partes, advogados e interessados para consulta ao conteúdo dos autos digitais e para digitalização e envio de peças processuais e documentos em meio eletrônico.

No portal do TRE está publicada a página que traz todas as informações sobre a implantação do PJe, esclarecendo dúvidas sobre o sistema, inclusive com  40 perguntas/respostas mais freqüentes (FAQ).

Acesse a página:

http://www.tre-mg.jus.br/servicos-judiciais/processo-judicial-eletronico-pje

 

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido