Primeiro título e transferência para cidades com biometria obrigatória podem ser feitos até 9 de maio

Prazo de 9 de fevereiro para fazer a biometria em Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia é só para quem já tem o título dos municípios

TRE-MG atendimento biométrico no posto de Contagem. Foto: Cláudia Ramos / CCS / TRE-MG

Jovens que vão tirar o primeiro título ou eleitores que vão se transferir para as cidades de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia não estão sujeitos ao prazo do dia 9 de fevereiro para fazer o recadastramento biométrico obrigatório. Quem estiver em uma dessas duas situações tem até o dia 9 de maio para fazer o procedimento. Também não é necessário o comparecimento daqueles já fizeram a biometria no município em anos anteriores, tendo já o registro “identificação biométrica” no título. 

Já os eleitores desses municípios que já possuem título devem  fazer o recadastramento até 9 de fevereiro de 2018, caso contrário terão o título cancelado. Esses quatro municípios passam pelo recadastramento biométrico obrigatório, também conhecido como revisão biométrica, desde 1º de fevereiro de 2017. 

Em virtude de procedimentos internos, o atendimento ao eleitor em Betim, Contagem e Uberaba será suspenso de 10 (sábado de Carnaval) a 25 de fevereiro. Em Uberaba, também não haverá atendimento nos municípios que integram as zonas eleitorais locais. No caso de Uberlândia, o atendimento será suspenso de 10 a 18 de fevereiro. O eleitor dessas cidades que não tiver feito o recadastramento biométrico até 9 de fevereiro terá, depois dessas datas, a possibilidade de procurar a Justiça Eleitoral dos quatro municípios e regularizar sua situação, mantendo o mesmo número do título (e sem pagamento de multa).

A abertura do agendamento para a retomada do atendimento ao eleitor ocorrerá em dias distintos: Uberlândia já abriu as vagas. Uberaba abrirá no dia 15; Betim e Contagem, no dia 20. 

O atendimento a advogados e a partidos políticos sofrerá interrupção apenas no Carnaval e ocorrerá nas sedes dos cartórios das 12h às 18 horas a partir do dia 15 de fevereiro.

Veja orientações quanto ao recadastramento dos idosos com mais de 70 anos. 

Para se recadastrar, o eleitor deve agendar, obrigatoriamente, o atendimento por meio do site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148). 

O objetivo da biometria é a coleta das digitais com atualização dos dados de cada eleitor a fim de aumentar a segurança na identificação no momento do voto. Além disso, a Justiça Eleitoral faz uma atualização cadastral, eliminando de seu banco de dados as informações daqueles eleitores que não comprovarem vínculo com o respectivo município.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Últimas notícias postadas

Recentes