TRE incentiva transferência de pessoas com deficiência para seções de fácil acesso

Transferência para seções especiais pode ser feita até o dia 9 de maio

Campanha Facilite seu Voto 2018 - Vote em uma seção de fácil acesso

A Justiça Eleitoral lançou nesta semana uma campanha com VTs para televisão, spots para rádio e peças gráficas, inclusive com posts para serem compartilhados em redes sociais, para estimular a transferência de eleitores com deficiência ou dificuldades de locomoção que quiserem votar em seções de fácil acesso nas Eleições 2018. No dia 9 de maio termina o prazo para transferências, alistamentos e regularização do título eleitoral.

Para que o eleitor tenha mais conforto no dia da votação, a Justiça Eleitoral incentiva aqueles que tenham necessidades especiais para fazer a transferência para seções de fácil acesso. Em Minas Gerais, dentre as 50.381 seções de votação, 2.723 são seções especiais , que não possuem escadas ou barreiras. Em BH, são 307 seções onde os eleitores encontram acessibilidade.

Pelo site do TRE-MG , o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pode se informar sobre os bairros e os locais de votação em que estão as seções de fácil acesso em sua cidade. Para se alistar ou pedir a transferência, o eleitor deve procurar seu cartório eleitoral ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral no município onde vota ou pretende votar e levar o título (se o possuir), um documento de identidade original com foto e comprovante de residência.

Confira todos os endereços na capital e no interior. Mais informações pelo Disque-Eleitor (148), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Programa de Acessibilidade

Em 2012, foi instituído o Programa de Acessibilidade na Justiça Eleitoral ( Resolução nº. 23.381 /TSE), com o objetivo de implementar, gradualmente, medidas para remoção de barreiras que dificultem o exercício do voto pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A Resolução prevê, dentre outras orientações, que os locais de votação sejam monitorados periodicamente, e que os mesários recebam orientações, no treinamento, para auxiliar as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além disso, a resolução garante que o eleitor com necessidades especiais receba ajuda de pessoa de sua confiança durante a votação.

Atualmente, há em torno de 53 mil eleitores com deficiência registrados no cadastro eleitoralem Minas Gerais, sendo aproximadamente 8 mil deles sóem Belo Horizonte.

Campanha final do prazo para alistamento

Além da campanha de acessibilidade, já está disponível o material da campanha desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para lembrar o prazo final para regularizar e tirar o título de eleitor. Para conseguir votar nas eleições deste ano, o cidadão deve regularizar a situação até o dia 9 de maio. A campanha começará a ser veiculada nas principais emissoras de rádio e de televisão nesta segunda-feira (19).

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido