Nota oficial sobre a Diplomação dos Eleitos em Minas Gerais

TRE lamenta os incidentes ocorridos durante a solenidade

A propósito dos episódios ocorridos durante a Sessão Solene de Diplomação dos Eleitos em Minas Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais esclarece:

Desde o princípio, o processo eleitoral de 2018 foi marcado por tensões e acirramentos de ânimos que fugiram aos padrões de eleições anteriores. Magistrados e servidores da Justiça Eleitoral mineira tiveram extrema dedicação e zelo na condução do pleito, para que tudo transcorresse dentro da normalidade desejável, embora seres humanos sejam passíveis de falhas e erros.

Parte desse processo, a cerimônia de Diplomação foi pensada como um momento solene de encerramento das Eleições, como um ato da Corte Eleitoral, e também de celebração de vitórias para os que estavam presentes. No entanto, fatos inesperados e contrastantes com a tradição de Minas Gerais constrangeram a todos.

Diante disso, o Tribunal lamenta os incidentes ocorridos durante a Sessão, a partir de ações ou posturas inadequadas por parte dos envolvidos nos episódios, que agiram sem maior reflexão.

A Justiça Eleitoral de Minas Gerais espera que o fato seja superado em respeito às próprias instituições que estavam, direta ou indiretamente, representadas no evento, na expectativa de que o ano de 2019 seja marcado pela busca por plena civilidade e pelo respeito à pluralidade de pensamentos.

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido