Instituições vão alinhar ações de segurança das eleições 2018

Gabinete Institucional de Segurança vai funcionar com a participação do TRE, Ministério Público e forças de segurança

TRE-MG Reunião do Gabinete de Segurança Institucional. Foto: Cláudia Ramos / CCS / TRE-MG

Foi instalado nesta quinta-feira (09), na Presidência do TRE de Minas Gerais, o Gabinete Institucional de Segurança para as Eleições 2018. O Gabinete, que funcionou pela primeira vez nas eleições de 2008, tem como objetivo uma atuação coordenada das entidades participantes para garantir a segurança e a tranquilidade do pleito em Minas, cuidando das ações de prevenção e repressão de distúrbios e na apuração de crimes eleitorais.

Além do TRE, integram o Gabinete representantes do Ministério Público Estadual e Eleitoral, as polícias federal, civil e militar e a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais.

Durante o evento, o presidente do Tribunal, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, destacou a relevância do trabalho do Gabinete de Segurança para a realização de eleições livres e tranquilas em Minas Gerais, como, de modo geral, sempre ocorreram no Estado.

A juíza titular do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, Andréa Miranda, foi designada pela Presidência do TRE para coordenar o Gabinete Institucional de Segurança. A partir de agora, os representantes indicados pelas entidades irão se reunir periodicamente para avaliar estratégias para a garantia de segurança nos municípios mineiros, com a agilidade e a integração necessária e de forma a respeitar a área de atuação de cada instituição.

Estiveram presentes e assinaram a Portaria de instalação, além do presidente do TRE: o corregedor regional eleitoral, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; o procurador regional eleitoral Ângelo Giardini de Oliveira; o promotor Edson de Rezende Castro, representando a Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais; o secretário de Estado da Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes; o superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais, delegado Rodrigo de Melo Teixeira; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes; e o delegado Gustavo Lara Resende, representando a chefia da Polícia Civil em Minas Gerais.


Confira as fotos no Flickr.


Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

Últimas notícias postadas

Recentes