João Batista Ribeiro toma posse como juiz efetivo da Corte Eleitoral

João Batista Ribeiro toma posse como juiz efetivo da Corte Eleitoral

TRE-MG posse do juiz Federal João Batista Ribeiro. Foto: Cláudia Ramos / CCS / TRE-MG

 

O magistrado João Batista Ribeiro (foto) tomou posse na tarde desta segunda-feira (25) como juiz efetivo da Corte Eleitoral mineira, na classe de juiz federal. Ele vai assumir a vaga aberta com a saída do juiz Carlos Roberto de Carvalho, que encerrou o seu biênio na última sexta-feira (22).

Ao saudar o novo integrante do Tribunal, o desembargador Edgard Penna Amorim, presidente do TRE-MG, destacou que “não há dúvidas que Dr João vem trazer experiência, sabedoria e competência para ajudar à Corte numa prestação jurisdicional célere, correta e precisa.”

Também saudaram o novo juiz os demais integrantes da Corte Eleitoral, o procurador eleitoral Patrick Salgado e, em nome da OAB, o advogado Raimundo Cândido Neto.

O novo integrante da Corte agradeceu a todos os presentes, ressaltou a gratidão e o compromisso de exercer a função com dignidade e afirmou ter exata noção de suas imensas responsabilidades. “Prometo o exercício correto do mandato com a transparência dos atos. Não me faltarão força e determinação para continuar o trabalho do juiz Carlos Roberto”, disse o magistrado.

Compareceram à posse o desembargador federal Carlos Olavo Pacheco de Medeiros, o juiz André Pedro de Vasconcelos, representando a direção do Foro de Minas Gerais, Roberto Carvalho Veloso, presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), Murilo Fernandes de Almeida, presidente da Ajufemg (Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais) além de outros magistrados, familiares, advogados e amigos do empossado.

Trajetória

Natural de Curvelo/MG, João Batista Ribeiro formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas/MG em 1983. Exerceu a advocacia até ingressar na magistratura federal em 1995 e hoje é titular da 5ª Vara de Belo Horizonte. Foi Diretor do Foro da Seção Judiciária Federal no biênio 2009/2010.

Composição 

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros efetivos, sendo dois desembargadores e dois juízes de direito do TJMG, um juiz federal e dois juízes da classe dos advogados. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido