Corte reverte cassação do prefeito de Barbacena

Corte reverte cassação do prefeito de Barbacena

Por unanimidade, na sessão dessa segunda-feira (18), o Tribunal Eleitoral reverteu a cassação do diploma do prefeito eleito de Barbacena (Região Central), Luis Álvaro Abrantes Campos (PSB), e da vice-prefeita, Ângela Maria Kilson (PSDB), por abuso de poder político e conduta vedada a agente público em período eleitoral. Os julgadores, com base no voto do relator, juiz Carlos Roberto de Carvalho, afastaram também a inelegibilidade dos eleitos por oito anos. 

Na decisão, também foram excluídas as sanções de inelegibilidade e multa de R$ 100 mil para Antonio Carlos Doorgal de Andrada (Toninho Andrada), ex-prefeito municipal, acusado de práticas ilegais na campanha eleitoral, em beneficio dos eleitos. 

Entenda o caso 

De acordo com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) foram veiculados, no site da Prefeitura de Barbacena, em junho de 2016, quatro vídeos enaltecendo a administração do então prefeito (Toninho Andrada). Segundo o MPE, o ex-prefeito utilizou os vídeos para destacar que, para continuidade do trabalho, deveriam ser eleitos os candidatos apoiados por ele - Luís Álvaro e Ângela Maria. Além disso, Luís Álvaro utilizou o vídeo referente às obras urbanas em sua propaganda eleitoral. Tal prática, de acordo com o MPE, configura a conduta vedada descrita no art. 73, IV e VI, “b” da Lei nº 9.504/1997, afetando a igualdade de oportunidades entre candidatos nas eleições. 

De acordo com o relator do processo, “o candidato Luís Álvaro é acusado de utilizar o vídeo institucional “Obras de infraestrutura urbana”, de forma editada em sua página oficial do Facebook, a fim de atender os seus interesses políticos e ferindo a isonomia no pleito eleitoral. (...). Não há nos autos provas de que o município custeou a criação do vídeo do candidato Luis Álvaro, como não há provas de que os vídeos veiculados no site do município foram criados pelo candidato/Coligação.” 

Quanto a Toninho Andrada, afirmou o relator que deve ser analisado se ele “praticou condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre os candidatos ao custear propaganda eleitoral para Luís Álvaro”. Ao final, concluiu que inexiste prova de que “a conduta teve potencialidade para gerar desequilíbrio ao pleito”. 

O prefeito eleito obteve 14.291 votos (22,42%) e permanece no cargo. Da decisão cabe recurso. 

Processo relacionado: RE 84195.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido