Eleitores deficientes de Uberaba terão mais comodidade para fazer recadastramento biométrico durante Semana da Inclusão

Eleitores deficientes de Uberaba terão mais comodidade para fazer recadastramento biométrico durante Semana da Inclusão

TRE-MG acessibilidade 1

Os eleitores deficientes de Uberaba poderão fazer o recadastramento biométrico com mais conforto entre os dias 23 e 26 de maio. É que nesses dias a Justiça Eleitoral promoverá a Semana da Inclusão, com atendimento especial no Instituto dos Cegos (Rua Marquês do Paraná, 351, bairro Estados Unidos), das 10h às 16h. O objetivo da ação é facilitar o recadastramento biométrico dos eleitores deficientes, já que em Uberaba a biometria é obrigatória e quem não fizer não poderá votar em 2018.

Além de um espaço totalmente acessível, tornando mais fácil a locomoção e a interação, os eleitores deficientes que aproveitarem a Semana da Inclusão em Uberaba poderão contar com um intérprete de Libras, que facilitará a comunicação dos eleitores surdos. Dois kits de coleta de dados biométricos estarão no Instituto dos Cegos para o atendimento dos eleitores que comparecerem. Em Uberaba, estão registrados no Cadastro da Justiça Eleitoral como deficientes cerca de 1600 eleitores.

Na ocasião, os eleitores deficientes que ainda votam em seções normais podem solicitar a transferência para uma das 84 seções de fácil acesso do município.

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve levar documento oficial com foto, comprovante de endereço recente e o título (se tiver). Quem não comparecer até 9 de fevereiro de 2018 terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.

A Semana da Inclusão é uma iniciativa da 326ª Zona Eleitoral, de Uberaba, mas abrange todas as zonas eleitorais do município. O evento acontece em parceria com o Instituto dos Cegos e com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberaba.

No final de abril, evento semelhante aconteceu em Betim e Contagem. Cerca de 500 eleitores deficientes e com dificuldade de locomoção fizeram o recadastramento biométrico.

Mais informações pelo Disque-Eleitor (148), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido