TRE aprimora apoio aos cartórios com projeto no interior

TRE aprimora apoio aos cartórios com projeto no interior

Cartório de Rio Vermelho.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais implantou neste ano uma iniciativa inédita: o “Programa de Orientação e apoio às Zonas Eleitorais”, que visa melhor capacitar os chefes de cartório sem experiência no comando das Zonas. Dezoito cartórios estão recebendo a visita de servidores da Corregedoria Eleitoral, responsável pelo programa, para que sejam mais bem preparados, em seus locais de trabalho, para as rotinas.

Vários são os procedimentos abordados na visita, como as principais operações de atendimento ao eleitor (alistamento, transferência, regularização), filiação partidária, direitos políticos, coincidências biométricas e biográficas, registro de óbitos.

Após o retorno de cada visita, os servidores da Corregedoria, que já  trabalharam em cartórios, elaboram um relatório com propostas de ajustes a serem feitos nos procedimentos de cada cartório. Isso garante ainda maior efetividade no cumprimento dos objetivos do programa, refletindo no aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral no interior.

Com nove visitas realizadas desde fevereiro, o  balanço até agora tem sido positivo, já que vai ao encontro do que vem sendo sugerido pelos servidores de cartório: o de maior aproximação da Corregedoria com eles.

Nesse sentido, a servidora Andréia Cristina Ramos Paiva, que está há um ano na chefia do Cartório da 234ª Zona Eleitoral, de Rio Casca, disse que após a visita, sente-se muito mais segura para trabalhar. “Antes a gente ficava meio perdida, agora, a gente tem um norte e já sabe por onde começar.”

O chefe do Cartório da 196ª ZE, de Novo Cruzeiro, Alan Medeiros Betti, há apenas quatro meses no cargo, também elogiou o programa, dizendo que esclareceu muitas dúvidas e sugerindo que se repita a cada dois anos. “Tête-à-tête é melhor do que ligar ou abrir chamado pelo sistema”. “Devido à alta rotatividade de chefias, a Corregedoria deve prestar esse apoio mais vezes”, sugeriu.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido